Background

Notícias

Sarampo: vacina é a melhor forma de prevenção

Compartilhar

Chapecó, 01/11/2019, sexta-feira – O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância, podendo evoluir para complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Os sintomas são: febre maior que 38,5 °C, tosse e coriza, conjuntivite, dor de cabeça, manchas brancas na boca e manchas vermelhas pelo corpo (exantema) sem prurido.

A vacina tríplice viral Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é a única medida de prevenção eficaz contra o sarampo protegendo também contra caxumba e rubéola. Indicação: crianças com idade entre 12 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: Uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) aos 15 meses de idade. Indivíduos até 29 anos de idade deve ter 02 doses da vacina tríplice viral. De 30 a 49 anos, se não vacinados anteriormente, fazer uma dose.

Está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Os 26 Centros de Saúde da Família tem vacina disponível para atender a população. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento. No segundo período de vacinação, que acontecerá entre os dias 18 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11.