Virada Cultural: Evento terá 25 horas de programação cultural em Chapecó

Chapecó, 11/11/2019, segunda-feira – Com o objetivo de valorizar as manifestações culturais e produção artística local, acontecerá das 16 horas do dia 15 de novembro (sexta-feira) às 17 horas do dia 16 de novembro (sábado) a Virada Cultural de Chapecó. Serão 25 horas de um movimento que integra múltiplas linguagens artísticas em um único evento. Ela acontecerá no Mercado Público Regional de Chapecó, terá 39 atrações artístico-culturais, artesanato e gastronomia, com entrada gratuita.

A Virada Cultural foi idealizada a partir dos projetos selecionados pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e propõe a mostra de todos os trabalhos contemplados em 2019. Na Virada Cultural os chapecoenses e visitantes poderão apreciar manifestações artísticas como: shows musicais, espetáculos de teatro e dança, contação de histórias, exposição de artes visuais, lançamento de livros, palestras e oficinas, exibição de filmes, e outros projetos realizados pelos artistas e produtores culturais de Chapecó. A ideia surgiu na audiência promovida pela Secretaria de Cultura com os segmentos artísticos por ocasião da apresentação da proposta do Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó 2019, que neste ano contemplou 39 projetos, os quais farão parte do evento.

Entre os objetivos da Virada Cultura está promover um evento multicultural, integrando as diferentes linguagens. Além disso, também vai oportunizar o contato direto entre os artistas e o público, estabelecendo trocas de conhecimento, formação e produção artística, buscando a maior visibilidade deste instrumento fundamental de fomento à Arte e a Cultura de Chapecó. O Edital de Fomento e Circulação das Linguagens artísticas de Chapecó, Edital das Linguagens, é um instrumento de auxílio e incentivo à produção artístico-cultural local, subsidiado pela Prefeitura de Chapecó.

O Edital das Linguagens teve sua primeira edição no ano de 2013, e está na sua 6ª edição. Este instrumento tem favorecido a criação, fomento, circulação dos trabalhos artísticos, pesquisa e construção de conhecimento. Além disso, tem movimentado o cenário cultural da cidade de Chapecó, proporcionando o acesso da população às mais variadas linguagens artísticas e movimentos culturais, além de oficinas de formação e aperfeiçoamento. Pensando em valorizar a iniciativa do Edital, bem como as propostas (que já acontecem durante todo o ano, de forma descentralizada), justificamos a realização de um evento único, VIRADA CULTURAL, que possa chamar a atenção da comunidade chapecoense para as produções artísticas locais e dar visibilidade à movimentação cultural existente no município.

Conheça a programação, aqui.