Background

Notícias

Museu de Chapecó completa 10 anos

Compartilhar

Chapecó, 12/11/2019, terça-feira – Acontece nesta quarta-feira (13/11) um encontro comemorativo dos 10 anos do Museu de História e Arte de Chapecó – MHAC. O evento tem como tema “A história do oeste catarinense nos espaços de memória: uma interlocução entre pesquisa e comunicação”. O objetivo é promover o diálogo sobre a historiografia do oeste catarinense entre os pesquisadores que atuam nos espaços de memória e nas instituições de ensino superior, a fim de problematizar as diferentes narrativas acerca da história da região.

Os museus, como espaços de memória, são importantes elementos na construção das narrativas históricas e das representações coletivas identitárias nas mais diversas sociedades. Estas instituições, por meio de suas ações, abordam o passado, a cultura e a memória de uma cidade; região; estado e país. Tendo em vista o conjunto de espaços de memória que possuem como temática a história do oeste catarinense, o evento busca realizar um encontro entre os seus representantes e os professores de instituições de ensino superior com o objetivo de dialogar e refletir sobre a história da região, suas diferentes narrativas, e como estas vêm sendo apresentadas nos espaços em questão. O encontro possibilitará uma troca de experiências e a divulgação das pesquisas em andamento, além de despertar o interesse e o potencial para novas pesquisas nestes ambientes.

Programação

8h30m – Recepção e inscrições

9h – Abertura

9h30m - Palestra com Prof. Dr. Claiton Marcio da Silva – UFFS. “Em busca da redenção: uma (Re) interpretação da história de Chapecó”.

10h30m – Debate

11h30m – Encerramento

13h30 – Prof. Dr. Jaisson Teixeira Lino / UFFS. “Pesquisas do LUPA (Laboratório Universitário de Patrimônio e Arqueologia) nos 10 anos de UFFS: Balanço e perspectivas”.

13h45 – Prof. Dr. Delmir José Valentini / UFFS - Temática: Guerra do Contestado e Balseiros.

14h – Profª Dra. Arlene Renk / Unochapecó – Temática: Colonial, colonização e novo colonialismo.

14h15 – Museu Histórico de Pinhalzinho - Fragmentos da memória: História e preservação do patrimônio cultural do oeste catarinense

14h30 – Casa da Memória de São Carlos - Ações da Casa da Memória de São Carlos – SC

14h45 – Intervalo

15h15 – Centro de Memória do Oeste de SC – CEOM/Unochapecó - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina: pesquisa, preservação e comunicação em 2019.

15h30 – Centro de Memória da Fundação Aury Luiz Bodanese – FALB - Atividades alusivas ao cinquentenário da Cooperativa Central Aurora Alimentos

15h45 – Centro de Memória Alfa Maxi Crédito – CEMAC – Os desafios da pesquisa em um centro de memória privado

16h – Museu de História e Arte de Chapecó - MHAC / Museu Antonio Selistre de Campos – MASC – O discurso expográfico nos museus públicos de Chapecó

16h15 – Debate

16h45 – Encerramento

HISTÓRICO DO MUSEU

O Museu de História e Arte de Chapecó completa 10 anos de trajetória. Em 2009, foi criado através da Lei municipal nº 5661 no dia 13 de novembro, com sede no Prédio Histórico da Prefeitura e junto ao Museu Antonio Selistre de Campos. O acervo do museu, segundo sua lei de criação, deveria incorporar dois conjuntos: “um referente à História, a Política, e a Administração Municipal, e outro referente às áreas de Artes, projetando estudos, pesquisas e extensões”. Assim, além do acervo artístico, o novo museu incorporou também o acervo fotográfico, documental e o mobiliário que estava anteriormente sob a guarda do Museu Antonio Selistre de Campos. Para compor o novo acervo, foram incorporados objetos artísticos que estavam sob a guarda da Fundação Cultural de Chapecó, situada até então no Prédio Histórico da Prefeitura. Este acervo derivou do Memorial Paulo de Siqueira e da Galeria Municipal de Artes Dalme Marie Grando Rauen, cuja ocupação ocorre sempre por edital público no qual concorrem artistas locais. Em algumas edições deste edital, uma das contrapartidas dos artistas selecionados era a doação de uma das obras expostas para a Fundação Cultural, que dessa forma, foi acumulando um acervo artístico incrementado com doações diversas da comunidade.

Hoje, os acervos são datados do início do século XX aos dias atuais, abrangem uma variada composição de objetos de caráter histórico, artístico, etnográfico e antropológico e de diversas tipologias: documentos textuais (livros, folhetos, periódicos), iconográficos (fotografias, desenhos, gravuras, pinturas, esculturas), cartográficos (mapas e plantas), mobiliário e industrial (máquinas, ferramentas, utensílios diversos). É composto por espaços expositivos que buscam problematizar a História e a produção artística do Oeste Catarinense, com atenção especial à cidade de Chapecó.

Serviço:

Evento: 10 anos do Museu de História e Arte de Chapecó – MHAC

Local: Museu de História e Arte de Chapecó e Museu Antônio Selistre de Campos.

Data: 13/11/19 – quarta-feira, das 08h30 às 17 horas.