Background

Notícias

Segue campanha de vacinação contra o Sarampo

Compartilhar

Chapecó, 12/11/2019, terça-feira – A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo chega em sua segunda etapa. Entre os dias 18 e 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11 (sábado). Serão vacinados aqueles que não possuem comprovação vacinal para o sarampo conforme faixa etária: Crianças de 6 a 11 meses devem ter a dose “zero” contra o sarampo. De 12 a 14 meses devem ter a primeira dose da vacina e a partir dos 15 meses até 29 anos devem ter 2 doses de vacina contra o sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Sintomas do sarampo:

• Febre Alta

• Tosse

• Coriza

• Olhos avermelhados

• Manchas vermelhas

A vacina é a única maneira de evitar o sarampo. Crianças de 6 meses à adultos até 49 anos devem ter doses contra o sarampo no seguinte esquema:

• Crianças na faixa etária de 6 a 11 meses devem receber a dose “Zero” contra o sarampo.

• Crianças a partir dos 12 meses devem receber a primeira dose e aos 15 meses a segunda dose.

• Pessoas com até 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, e dos 30 a 49 anos, é necessário ter pelo menos uma dose da vacina.

Em Chapecó, os 26 Centros de Saúde da Família tem vacina disponível para atender a população. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento. Eles atendem das 07h30 as 11h30 e das 13 às 17 horas. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11 (sábado) e o horário de funcionamento dos postos de saúde em Chapecó será das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento.

Dados de Chapecó

A primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo ocorreu do dia 07 a 25 de outubro de 2019, priorizando a vacinação seletiva das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Durante este período foram realizadas diversas estratégias para atingir o público alvo, como vacinação nas escolas, divulgação sobre a campanha e importância do combate ao sarampo, bem como a busca ativa dos bebes na faixa etária de 6 a 11 meses, favorecendo assim o alcance da meta e garantindo proteção as crianças.

De janeiro a outubro de 2019, no município de Chapecó foram aplicadas 3.049 primeiras doses da vacina tríplice viral em crianças com um ano. A cobertura acumulada ficou em 104%, enquanto a cobertura para os bebes de 6 a 11 meses ficou em 102%, com 1.797 doses aplicadas. Para estes, a vacinação iniciou-se em agosto, de acordo com nova determinação do ministério da saúde, como forma de prevenir o sarampo diante dos surtos no país. A vacinação contra o sarampo continua sendo realizada durante todo o ano, de acordo com o calendário vacinal, bem como a vigilância das coberturas vacinais.