Biblioteca Pública na Decorare em Chapecó

Chapecó, 13/11/2019, quarta-feira – A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella de Chapecó foi o local escolhido pelas profissionais Carini Boneti e Joana para buscar elementos e informações para construir o espaço delas na Decorare 2019. A mostra acontece em Chapecó de 10 de outubro a 17 de novembro, e apresenta trabalhos de arquitetura, decoração e engenharia, e além disso, destaca as tendências do segmento e o potencial dos profissionais dessa área, além de ser uma grande vitrine de novos talentos.

Elas construíram a Varanda Arcos, um espaço que apresenta como características principais, e que dá nome ao espaço, Arcos Imponentes, em uma casa de meados 1950 – eles ficaram em evidência com a palheta de cores escolhidas pelas profissionais. Com isso, quiseram contar um pouco da história de Chapecó de ontem, hoje e amanhã, usando madeira natural, que remete a questão da madeira, que foi forte em nossa economia, especialmente com os balseiros.

Outro elemento muito forte nas casas mais antigas, e que foi usadas pelas profissionais foi o piso de madeira, que hoje está em uma nova roupagem e configuração. Também foi utilizado para contar um pouco da história de Chapecó, através dos elementos.

Esses elementos, elas foram buscar nos livros e no resgate histórico e que pudessem ser trazidos para dentro da casa. Para isso, elas procuraram, através dos livros e do acervo da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. A inspiração veio, pois no Castelinho – espaço que a Decorare está acontecendo, foi em outros tempos, utilizado pela Biblioteca Pública. O prédio é uma das edificações mais antigas da cidade e símbolo importante da história de Chapecó, afinal foi a residência do Coronel Ernesto Bertaso, um dos fundadores da cidade.

A Decorare possui um papel importante para a difusão da cultura e da arte. A mostra valoriza e divulga artista e artesãos locais, num universo que se entrelaça com o da arquitetura. Em 2019 a Decorare terá um foco significativo na historia da cidade e nas ações culturais. A intenção é valorizar artistas locais das mais diversas áreas, música, teatro e dança. A temática da Decorare em 2019 traz a memória, cultura e história de Chapecó.