Background

Notícias

Fórum adolescência em foco aconteceu em Chapecó

Compartilhar

Chapecó, 09/12/2019, segunda-feira – O 1º Fórum Adolescência em FOCO aconteceu em Chapecó na semana passada e teve o objetivo de oportunizar um espaço de discussão entre os adolescentes do território do Distrito de Marechal Bormann a fim de pensarmos juntos, o que desejamos para os adolescentes da região. O Fórum foi pensado a partir de discussões na Rede de Atendimento à Infância e a adolescência – RAIA e a partir do projeto Circulando Informação desenvolvido pelo GAPA – Grupo de Apoio a prevenção à Aids, com adolescentes do território.

Durante a atividade foi realizado um cine debate pelos integrantes do coletivo Perifacultural e desenvolvida uma arte em grafite que foi estabelecida como a imagem do Fórum. Ocorreram discussões em 5 eixos, saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Participaram do Fórum mais de 100 pessoas, destas 74 adolescentes. O fórum teve duas perguntas norteadoras: 1) Como é a oferta de serviços, programas e projetos no território? 2) Como gostaria que fosse e quais as sugestões?

Como atividade cultural de encerramento, aconteceu uma apresentação do grupo Vozes do Corpo, da Fundação Aury Luiz Bodanese, com um Duo Danças Urbanas, com a coreografia “Nós dois” produzida pelos coreógrafos Daniel Semensi e Letícia Prass. As instituições parceiras expuseram seus materiais e dialogaram com os adolescentes em stands. Estavam presentes: Estilo Verde (expondo produtos sustentáveis), a UCEFF, a UNOESC, a Aurora Alimentos, Incubatório Chapecó, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e Programa Atleta do Futuro.

Já na entrada todos tivemos a oportunidade de sentir minimamente o sofrimento que a violência causa à todos nós e às nossas famílias, assim como perceber que caminhos temos para responder de forma positiva a estas situações. O túnel da violência foi criado e executado pelos adolescentes que participam do Projeto Circulando Informação, do GAPA.