Background

Notícias

Magnólia Festival: Confira as bandas locais que subirão ao palco

Compartilhar

Chapecó, 21/01/2020, terça-feira – Duas bandas locais garantiram o seu espaço no palco do Magnólia Festival. Agoro, com referências de pesquisa vindas do Hip Hop e do Rap, e Manivas, grupo de pesquisa em música e ritmos da cultura popular brasileira. As bandas subirão ao palco da 5ª edição do Festival, junto a grandes nomes do cenário da música nacional.

Ao todo seis bandas participaram da votação popular e juntas somaram mais de 5 mil votos em cerca de 1 mês de votação. "Agoro e Manivas trazem pesquisas distintas, vindas de múltiplas vertentes. Eles serão a cara da música local no Festival e vem para fortalecer o cenário musical da cidade, mostrar que essa produção musical está ativa e ao mesmo tempo provocar o público com seu trabalho autoral, inserindo novos ritmos à cultura local", disse o produtor do evento, Flávio Testa.

Para Mauricio Borges, integrante da Agoro, esse espaço é muito importante pra cena em Chapecó. “Pra cena do hip Hop consideramos um avanço participar de um festival com essa proporção e levar o Hip Hop e o Rap para esse evento é algo que sempre tivemos como base: mostrar o que a cena daqui consegue fazer e onde nós conseguimos chegar. Em Chapecó existem diversos grupos de Rap e é por toda essa galera que estamos indo com força máxima para o Magnólia, levando nossa música e uma novidade: a apresentação do nosso novo EP, intitulado Âmago”, enfatiza.

De acordo com os produtores do evento sempre foi um dos objetivos centrais do projeto abrir espaço para os músicos locais e dar visibilidade para este trabalho. Segundo Joana Golin, fundadora do Grupo Manivas, é muito gratificante ter conseguido a segunda colocação. “Estamos muito felizes com o resultado que é o esforço de muito trabalho do coletivo, e mais felizes ainda por Chapecó, região e pessoas de diversas localidades do País, terem pesquisado e ouvido o nosso som. Essa abertura para a música popular brasileira em um Festival como o Magnólia incentiva esse espaço na produção de eventos destinado ao acesso à cultura popular”, explica.

Conheça as bandas

Agoro

Fundada em 2018, está na ascensão da cena do rap junto com mais grupos de Chapecó e região. Logo no começo a Agoro formou uma equipe de amigos e assim iniciaram projetos de audiovisual independentes. O repertório autoral é uma mescla de críticas sociais, estilo de vida e vivências dos compositores Hiroxima e MKZ, evoluindo a cada single lançado. Novos projetos estão sendo desenvolvidos e será lançado o primeiro EP do grupo, com produção totalmente independente.

Manivas

Grupo feminino de estudos afro-indígenas, banda e outras ações feministas urbanas, foi criado em 2017. O coletivo é voltado para aprendizagem de linguagens da Cultura Popular e criação autoral de canções inspiradas na Música Popular Xapecoense. Manivas é um grupo que se constrói a partir do aprendizado de ritmos populares brasileiros, percussão, dança, canto, drama, poesia, a brincadeira e outras atividades feministas paralelas. As integrantes buscam no conhecimento da Cultura Popular o aconchego para dores e desejos em plantar essa semente em Chapecó e no mundo.

Sobre o Magnólia Festival

Contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, o Magnólia Festival está marcado para 28 de março de 2020 em Chapecó-SC, na Fasul Eventos. Nesta edição traz 10 atrações entre bandas e DJ`s e grandes nomes da música nacional como "Liniker e os Caramelows" e "Selvagens à Procura da Lei".

Tem o objetivo movimentar a economia local, através da cultura, promover a música do Oeste Catarinense e a troca de experiências entre o público, as bandas e os profissionais da cultura. Traz uma extensa programação que inclui workshop e apresentação gratuita, atividades em projetos sociais e shows nacionais com ingresso à preço popular pelo Sympla – plataforma online.O evento contará ainda com área gastronômica, feirinha cultural e a Dalla como cervejaria oficial do evento, com mais de dez tipos de chopp.

Créditos:

Texto: Camila Almeida – Girassol Cultural

Fotos:

Agoro – divulgação banda

Manivas – Camila Almeida