10 de fevereiro - Dia de volta às aulas na Rede Municipal de Ensino

Chapecó, 28/01/2020, terça-feira – O Dia 10 de fevereiro é o dia de voltar às aulas. As 84 instituições de ensino municipal de Chapecó irão receber os cerca de 23 mil alunos para mais um ano letivo na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. As escolas recebem constantemente melhorias e reformas, seja uma troca de lâmpada, reformas em telhados, corte de grama ou pintura. Mas para receber o ano letivo essas melhorias se intensificam com o objetivo de melhor atendimento à comunidade, professores e alunos.

O calendário do mês de fevereiro já está definido: 03/02 - Retorno dos Gestores na Escola e Equipe (Pedagógica e Administrativa); 03/02 a tarde - Formação/OrientaçãoGestores; 05/02- Retorno dos Professores; 05 e 06/02 - Segundo Período de Matrículas; 06/02 - Formação Professores; 07/02 – Planejamento na Escola; 10/02 - Início do Ano Escolar paraAlunos (Ensino Fundamental) - Inicio do 1° Trimestre; 10/02 - Entrevista com os Pais da Educação Infantil (Anamnese); 11/02 – Início aulas Educação Infantil. O calendário prevê ainda recesso escolar de 20 a 31 de julho e encerramento do ano no dia 18 de dezembro.

Matrículas

Nos dias 05 e 06 de fevereiro acontecem nas escolas o segundo período de matriculas para o ano de 2020. Para efetuar a matrícula na Rede Municipal de Ensino, os pais ou responsáveis deverão comparecer à Instituição de Ensino, nos horários normais de atendimento, munidos de documento oficial de identificação com foto e, entregar cópias dos seguintes documentos do estudante: Fotocópia da Certidão de Nascimento; Fotocópia do CPF da criança ou adolescente; Fotocópia do documento escolar que comprove a escolaridade anterior, exceto para o 1ª ano do Ensino Fundamental, ou seja, Atestado de Frequência e Histórico Escolar; Fotocópia do comprovante de residência atualizado dos pais e/ou responsáveis; Fotocópia do Cartão Nacional de Saúde; Termo de guarda da criança ou adolescente quando existir; Atestado médico das restrições de saúde da criança, ou declaração médica de acompanhamento de doença crônica ou declaração médica sobre investigação de síndromes ou deficiências; No caso de estudante com deficiência física, sensorial, transtorno do espectro autista, ou atraso global do desenvolvimento, apresentar laudo médico atualizado. Para matrículas novas na Educação Infantil para vagas de atendimento integral, observar e apresentar os documentos dispostos no edital de matriculas 2020. A matrícula somente será efetuada com a presença dos pais, responsáveis ou do próprio aluno maior de 18 anos.

Reformas, melhorias ou ampliações

Diversas obras estão em andamento ou em contração para o ano de 2020. Entre elas está a Adequação do Sistema de Prevenção de Incêndio e Para Raio nas escolas: EBM Zélia Roque de Lima Munzi; Anita Garibaldi; Victor Meirelles, Severiano Rolim de Moura. Também a adequação interna e externa das calçadas e acessibilidade dos Centros de Educação Infantil: Projeto Minha Gente, Brincar e Aprender, Maria Elena Alves Chagas e Camem Pelizza.

Outras obras que acontecerão ou serão finalizadas neste ano são: Ampliação de duas salas e banheiros no CEIM Maria Helena Alves Chagas; ampliação da EBM Jardim do Lago; Construção de muro no CEIM Aquarela, Reforma Geral da EBM Vila Real. Ainda adequações ou ampliações no CEIM Ciranda da Criança – duas novas salas; CEIM Juninho – uma nova sala; Reforma geral de sala na EBM Fedelino Machado dos Santos; no CEIM Ciranda do Saber – construção de banheiro/trocador para o berçário; conclusão da revitalização da quadra e arquibancada na EBM Padre Jose Anchieta; novas salas e banheiros na EBM Lajeado Liso e Rodeio Bonito; pintura externa na EBM Dilso Cecchin; pintura externa no CEIM Ciranda da Criança; contratação de vídeo monitoramento para EPC Leonel de Moura Brizola.

Também está contratada uma empresa para executar corte de grama e roçadas dentro e fora dos espaços – primeiro corte do ano. Durante o período de férias, as equipes realizaram recolhimento de descartes, serviços de elétrica, hidráulica e instalação de divisórias. Entre as prioridades de 2020 estão: reforma e manutenção de playgrounds; revitalização da quadra de areia na EBM Vila Rica; confecção de toldos e corrimão/guarda corpo nos espaços ampliados; mobiliários para Educação Infantil. O valor investido até o momento é de R$ 1,5 milhão.

Também estão previstas obras de prevenção de incêndio nas escolas: CEIM Eldorado, Alto da Serra, Mundo Encantado, Pequeno Príncipe e nas EBM Alípio José da Rosa, Cruz e Sousa, Dilso Cecchin, Goio-ên, Emídio Batistello, Paulo Freire, São Cristóvão. Nas EBM Anita Garibaldi, Severiano Rolin de Moura, Victor Meirelles e Zelia Munzi e nos CEIM Projeto Minha Gente, Carmem Pelizza, Brincar e Aprender, Maria Helena Alves Chagas, as adequações conforme legislação vigente, já iniciaram. O investimento é de R$ 400 mil.

Municipalização

Em 2020 o Município de Chapecó municipalizou duas escolas: a EBM LINHA CAMPINAS: Turmas de Pré ao 9º ano e a EBM SEDE FIGUEIRA: Educação Infantil ao 9º ano. Além disso, também investiu na contratação de professores, entre 2018 e 2020, novos 446 professores efetivos foram incorporados a Rede Municipal de Ensino.