Background

Notícias

Educação ambiental e diversão durante à EFAPI 2017

Compartilhar

Como uma forma de presentear as crianças pelo seu dia, 12 de outubro, além de incentivar a reflexão dos pequenos sobre o cuidado com o meio ambiente, o stand da Polícia Militar Ambiental (PMA) e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) na Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017) teve uma programação especial. Além das dinâmicas educacionais que já estão sendo realizadas nos demais dias de feira, foram sorteados 20 brinquedos para as crianças que visitaram o espaço durante a semana.

Para concorrer, as crianças precisavam postar uma foto com um totem disponível no stand nas mídias sociais e preencher uma ficha de inscrição. Os brindes sorteados eram 10 Lekinhos, mascotes em pelúcia da Polícia Ambiental, e dez livros-de-dedoches (fantoches de dedos) fornecidos pela Fatma. Participaram do sorteio mais de 300 crianças que circularam no ambiente e participaram das atividades no decorrer da semana. Além do momento de feira, os ganhadores serão anunciados através do Facebook. Eles possuem uma semana para retirar os prêmios na sede da PMA (avenida Fernando Machado, 1870-D - Bairro São Cristóvão, Chapecó).

A definição dos presentes teve uma relação direta com a proposta das duas instituições na EFAPI, já que o mascote é um tamanduá mirim – espécie presente em todo o Estado – e os fantoches também são animais típicos em Santa Catarina. “A escolha desse sorteio também é uma forma de mobilizar as crianças para a preservação ambiental e estimular para que elas tenham contato desde cedo com a diversidade da fauna catarinense”, afirma uma das coordenadoras do stand, Silvana Coldebela Pagani. De acordo com ela, as atividades realizadas com crianças têm maior potencial de efetividade, pois elas vão disseminar os conhecimentos com a família posteriormente.

Além dos sorteios, o stand também conta com a presença do mascote que interage e brinca com os pequenos. As crianças podem conversar com profissionais, esclarecer dúvidas e conhecer as ferramentas de trabalho utilizadas por eles.

O desenvolvimento de atividades voltadas à infância não acontece apenas durante a EFAPI. Em Chapecó, a Polícia Militar Ambiental desenvolve ações socioeducativas junto a crianças do ensino fundamental, a exemplo do programa Protetor Ambiental, que capacita os estudantes a atuarem em prol da natureza. “Consideramos que este trabalho é extremamente necessário, pois é junto aos jovens que vamos colher os frutos da preservação ambiental”, comenta o Major Sadiomar Dezordi. De acordo com ele, é através da mudança de hábitos da nova geração que os recursos naturais serão conservados.

Para as crianças que não foram premiadas, ainda há tempo de garantir seus brinquedos. Neste domingo, último dia da Efapi 2017, serão sorteados mais 10 mascotes e cinco livros-de-dedoches. As inscrições ainda estão sendo realizadas no espaço.