Menos lixo, mais vida! Prefeitura e Comunidade recuperam área degradada no bairro São Pedro

Na manhã desta sexta-feira (14-02) um grupo de 15 pessoas entre servidores do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e moradores da região do bairro São Pedro realizou mais uma ação de ‘Recuperação de Áreas Degradadas’. O trabalho de mobilização da comunidade, conscientização sobre a destinação correta dos resíduos e a limpeza urbana integra as atividades do Programa Lixo Zero, que há um ano tem provocado em Chapecó uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com os resíduos.

Foram retirados do local, no final da Rua Barão do Rio Branco, 800 quilos de entulhos. “Nosso objetivo é proporcionar um novo cenário em terrenos onde a população costuma jogar vários tipos de resíduos de maneira irregular e irresponsável e, ao mesmo tempo, incentivar a conscientização”, afirmou o Secretário de Infraestrutura Urbana, Max Well de Lima Ramos.

Além do recolhimento de entulhos, roçada e limpeza geral do espaço, foram colocadas placas de conscientização e plantadas árvores e flores produzidas diariamente no Horto Botânico Municipal.As fotografias mostram o cenário antes e depois da ação. “Em parceria com a comunidade, temos trabalhado um conjunto de ações voltadas aos cuidados com os resíduos, medidas que incentivam uma mudança de comportamento nas pessoas para a prática correta de descartar e reaproveitar os resíduos, atitudes que refletem no dia a dia de quem trabalha diariamente com os resíduos, os nossos catadores”, complementou a Gerente do Departamento de Resíduos Sólidos e coordenadora do Programa Lixo Zero Chapecó, Vanusa Maggioni Cella.

Chapecó, 14 de fevereiro de 2020 – sexta-feira