Edital de Arte Urbana está com inscrições abertas

Chapecó, 19/02/2020, quarta-feira – A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural, publicou os editais públicos, que são instrumento de financiamento e incentivo cultural em Chapecó. O objetivo é selecionar projetos e ações para serem desenvolvidos nas áreas e linguagens de Artes Visuais, Dança, Livro-Leitura e Literatura, Música, Audiovisual, Teatro, Formação em cultura, Eventos artístico-culturais, Patrimônio cultural material e imaterial, além de exposições para Galerias Municipais, e espetáculos que irão integrar a programação do Festival Nacional de Teatro.

Entre as novidades para 2020 está o Edital de Concurso Público para Seleção de Projetos de Arte Urbana. Ele vai selecionar até 06 (seis) propostas artísticas individuais e/ou coletivas de artistas visuais de Chapecó na linguagem de arte urbana para compor as fachadas laterais do novo elevado em construção no Município de Chapecó, localizado na Avenida Senador Atílio Fontana com Avenida Leopoldo Sander.

Podem participar do processo de seleção artistas visuais profissionais ou amadores, com comprovada atuação no segmento de artes visuais, residentes e domiciliados em Chapecó, maiores de 18 anos. A arte poderá ser realizada individualmente ou coletivamente. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas de 12 de dezembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020 exclusivamente pelositedaSecretariadeCultura:http://bit.ly/arteurbana2020ondeo proponente deverá preencher e anexar todos os documentos solicitados no formulário de inscrição. O resultado das propostas selecionadas será divulgado até o dia 09 de março de 2020, no site da Secretaria de Cultura de Chapecó (www.chapeco.sc.gov.br /cultura).

A arte urbana é o termo usado para definir as obras de artes visuais realizadas e expostas nas cidades, em espaços urbanizados, especialmente em vias públicas com grande circulação. O grafite, a intervenção urbana, o estêncil, o pôster (lambe-lambe) e o mosaico são exemplos de técnicas exploradas na Arte Urbana.

Outras informações sobre os editais podem ser obtidas pelo e-mail: culturaeditais@chapeco.sc.gov.br.