Background

Notícias

Dia da Mulher: Conheça os serviços oferecidos à mulher

Compartilhar

Chapecó, 04/03/2020, quarta-feira – Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, no sábado (07), das 09 às 11 horas na Praça Coronel Bertaso entidades e a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Chapecó, por meio da Comissão de Combate a Violência Doméstica contra a mulher realizarão a ação social “Primeira Parada pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. O objetivo é a conscientização da sociedade por meio de informações e orientações acerca dos direitos das mulheres e suas consequências jurídicas, visando a prevenção e o enfrentamento a violência contra a mulher.

Durante a atividade na praça, a comissão estará trazendo informações sobre a Lei Maria da Penha e os Direitos das mulheres. Serão distribuídos panfletos com informações sobre as formas de violência, haverá uma árvore denominada “quebrando o silêncio” onde a população poderá deixar e retirar mensagens, referente a temática da violência. Ocorrerá entrega de bombons para as mulheres com cartão confeccionado pelos membros da Comissão contendo mensagem motivacional.

Segundo estudos do Mapa da Violência – Homicídio de Mulheres, revela que em um grupo de 84 países, o Brasil ocupa a 5ª posição no que diz respeito a feminicídios, evidenciando uma taxa de 4,8 homicídios por 100 mil mulheres. A mesma pesquisa mostra que dos 4.762 homicídios de mulheres registrados em 2013, 50,3% foram cometidos por familiares. Desse total, 33,2% são parceiros ou ex-parceiros. Os dados revelam que a cada sete feminicídios, quatro foram praticados por pessoas que tiveram ou tinham relações íntimas de afeto com a mulher, em sua residência. Essas estatísticas apontam para o fato de ser a violência doméstica e familiar a principal forma de violência letal praticada contra as mulheres no Brasil, representando 13 homicídios femininos diários no País.

Enfrentamento

O Município de Chapecó tem uma rede de serviços e atendimentos organizada e preparada para atender as mulheres. O diferencial de todo o trabalho, é a rede de serviços que trabalha de forma interligada, firmando constantes parcerias com a Rede Catarina na fiscalização das Medidas Protetivas, com a Delegacia Especializada – DPCAMI, com a Vara da Violência Doméstica, com o GAPA, entre outros. E deste trabalho em rede que é fortalecido em Chapecó, os maiores beneficiados são os usuários atendidos.

O Município de Chapecó realiza o atendimento às mulheres vítimas de violências e suas famílias por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS I e CREAS II. E também a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência “Maria Maria”. Em Chapecó existem dois CREAS I e II, onde as mulheres que ingressarem no CREAS através de encaminhamentos da rede e por demanda espontânea. Elas passam por um processo de triagem a fim de acolhê-las. A equipe técnica, juntamente com a mulher, irá avaliar e definir qual a modalidade de atendimento a família será inserida. O acompanhamento pode ser individual, por meio de visitas, com o casal, aos filhos e de forma grupal. Conta com um advogado em cada CREAS para auxilio nas informações sobre direitos das mulheres e encaminhamentos. No momento, 130 mulheres e suas famílias estão em acompanhamentos nos CREAS.

A Casa Abrigo para Mulheres “Maria Maria” é um serviço de acolhimento temporário com funcionamento 24 horas, destinados para mulheres a partir de 14 anos e seus dependentes. Elas são encaminhadas pela rede de atendimento mediante Boletim de Ocorrência por estarem em situação de risco. A equipe realiza a acolhida de forma humanizada e todos os encaminhamentos necessários. Promovem o fortalecimento e apoio tanto para retornar a convivência familiar quanto para o afastamento. Seja qual for a decisão ou possibilidade, a mulher e seus filhos recebem o acompanhamento, visando cessar e superar a condição pelo qual foram inseridos no acolhimento. Em 2019, 101 mulheres e 87 dependentes foram acolhidos na Casa Abrigo. Já em 2020, até o momento, 08 mulheres e 03 dependentes.

Existe ainda o Projeto Centro Integrado de Atendimento às Mulheres Vítima de Violência. A Administração Municipal, em parceria com a Promotoria de Segurança Pública, tem tratado da violência contra a mulher com primazia e irá implementar o Centro de Referência para Mulheres. Esse projeto, que tem por objetivo humanizar, ampliar e melhor oportunizar o atendimento às Mulheres, ampliando possibilidades de encaminhamentos e atendimento imediato, será um diferencial. Ele funcionará junto a DPCAMI – Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, e terá diversos atendimentos e parceiros, que atenderão desde o início da violação de direitos das mulheres, para que cada caso seja atendido nas suas especificidades.

Endereços:

O CREAS I atende na Rua Clevelândia, 540-D, bairro Jardim Itália. O telefone é o (49) 3322-1948 ou 3331-4313 e o e-mail é o coordenacaocreas@chapeco.sc.gov.br

O CREAS II atende na Rua Anselmo Santa Catarina, 697, bairro Presidente Médice. O telefone é o (49) 3329-3572 e o e –mail é coordenacaocreas2@chapeco.sc.gov.br

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?