Chapecó, 04/03/2020, quarta-feira Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, no sábado (07), das 09 às 11 horas na Praça Coronel Bertaso entidades e a OAB Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Chapecó, por meio da Comissão de Combate a Violência Doméstica contra a mulher realizarão a ação social Primeira Parada pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O objetivo é a conscientização da sociedade por meio de informações e orientações acerca dos direitos das mulheres e suas consequências jurídicas, visando a prevenção e o enfrentamento a violência contra a mulher.
Durante a atividade na praça, a comissão estará trazendo informações sobre a Lei Maria da Penha e os Direitos das mulheres. Serão distribuídos panfletos com informações sobre as formas de violência, haverá uma árvore denominada quebrando o silêncio onde a população poderá deixar e retirar mensagens, referente a temática da violência. Ocorrerá entrega de bombons para as mulheres com cartão confeccionado pelos membros da Comissão contendo mensagem motivacional.
Segundo estudos do Mapa da Violência Homicídio de Mulheres, revela que em um grupo de 84 países, o Brasil ocupa a 5ª posição no que diz respeito a feminicídios, evidenciando uma taxa de 4,8 homicídios por 100 mil mulheres. A mesma pesquisa mostra que dos 4.762 homicídios de mulheres registrados em 2013, 50,3% foram cometidos por familiares. Desse total, 33,2% são parceiros ou ex-parceiros. Os dados revelam que a cada sete feminicídios, quatro foram praticados por pessoas que tiveram ou tinham relações íntimas de afeto com a mulher, em sua residência. Essas estatísticas apontam para o fato de ser a violência doméstica e familiar a principal forma de violência letal praticada contra as mulheres no Brasil, representando 13 homicídios femininos diários no País.
Enfrentamento
O Município de Chapecó tem uma rede de serviços e atendimentos organizada e preparada para atender as mulheres. O diferencial de todo o trabalho, é a rede de serviços que trabalha de forma interligada, firmando constantes parcerias com a Rede Catarina na fiscalização das Medidas Protetivas, com a Delegacia Especializada DPCAMI, com a Vara da Violência Doméstica, com o GAPA, entre outros. E deste trabalho em rede que é fortalecido em Chapecó, os maiores beneficiados são os usuários atendidos.
O Município de Chapecó realiza o atendimento às mulheres vítimas de violências e suas famílias por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS I e CREAS II. E também a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência Maria Maria. Em Chapecó existem dois CREAS I e II, onde as mulheres que ingressarem no CREAS através de encaminhamentos da rede e por demanda espontânea. Elas passam por um processo de triagem a fim de acolhê-las. A equipe técnica, juntamente com a mulher, irá avaliar e definir qual a modalidade de atendimento a família será inserida. O acompanhamento pode ser individual, por meio de visitas, com o casal, aos filhos e de forma grupal. Conta com um advogado em cada CREAS para auxilio nas informações sobre direitos das mulheres e encaminhamentos. No momento, 130 mulheres e suas famílias estão em acompanhamentos nos CREAS.
A Casa Abrigo para Mulheres Maria Maria é um serviço de acolhimento temporário com funcionamento 24 horas, destinados para mulheres a partir de 14 anos e seus dependentes. Elas são encaminhadas pela rede de atendimento mediante Boletim de Ocorrência por estarem em situação de risco. A equipe realiza a acolhida de forma humanizada e todos os encaminhamentos necessários. Promovem o fortalecimento e apoio tanto para retornar a convivência familiar quanto para o afastamento. Seja qual for a decisão ou possibilidade, a mulher e seus filhos recebem o acompanhamento, visando cessar e superar a condição pelo qual foram inseridos no acolhimento. Em 2019, 101 mulheres e 87 dependentes foram acolhidos na Casa Abrigo. Já em 2020, até o momento, 08 mulheres e 03 dependentes.
Existe ainda o Projeto Centro Integrado de Atendimento às Mulheres Vítima de Violência. A Administração Municipal, em parceria com a Promotoria de Segurança Pública, tem tratado da violência contra a mulher com primazia e irá implementar o Centro de Referência para Mulheres. Esse projeto, que tem por objetivo humanizar, ampliar e melhor oportunizar o atendimento às Mulheres, ampliando possibilidades de encaminhamentos e atendimento imediato, será um diferencial. Ele funcionará junto a DPCAMI Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, e terá diversos atendimentos e parceiros, que atenderão desde o início da violação de direitos das mulheres, para que cada caso seja atendido nas suas especificidades.
Endereços:
O CREAS I atende na Rua Clevelândia, 540-D, bairro Jardim Itália. O telefone é o (49) 3322-1948 ou 3331-4313 e o e-mail é o coordenacaocreas@chapeco.sc.gov.br
O CREAS II atende na Rua Anselmo Santa Catarina, 697, bairro Presidente Médice. O telefone é o (49) 3329-3572 e o e mail é coordenacaocreas2@chapeco.sc.gov.br