Chapecó, 09/03/2020, segunda-feira Para aproximar e entender o funcionamento das instituições de ensino da rede municipal, pais ou responsáveis dos mais de 23 mil estudantes, participam, até o dia 14 de março, de assembleias nas unidades escolares. Os encontros visam inteirá-los sobre assuntos pontuais da escola, apresentar os professores e agentes educativos e principalmente, aproximar os pais do convívio cotidiano com a escola e com a vida escolar dos filhos.
As assembleias acontecem nas 83 unidades educativas de diferentes bairros de Chapecó. O fortalecimento do trabalho realizado na escola ocorre no seio familiar, com o acompanhamento da família e com a presença e parceria das famílias. A família, ao vivenciar o cotidiano das crianças na instituição de ensino aproxima-se ainda mais desta, estreitando os laços de amor, carinho e o comprometimento com sua educação. Nesse sentido, os pais tem importante contribuição às propostas de trabalho que a escola planeja e executa diariamente. Nessa perspectiva, a assembleia de pais é uma das formas de criar e fortalecer os vínculos entre família e escola e edificar essa parceria de sucesso, conhecendo, questionando, preocupando-se e principalmente, participando.
Na assembleia de pais, é possível conhecer os profissionais envolvidos na vida escolar de seus filhos, àqueles com quem as crianças passam a manhã, a tarde ou o dia em companhia, além de conhecer e reconhecer a proposta pedagógica e administrativa, compartilhando interesses e informações e também recebendo orientações e esclarecendo as dúvidas. Na assembleia de pais estreitamos os laços entre CEIM e família e, principalmente, firmarmos uma relação de confiança e cooperação, com foco sempre, no melhor para a criança, zelando pelo seu bem-estar e pelo seu pleno desenvolvimento. Dada sua importância, o CEIM Aquarela zela pela presença das famílias neste momento ímpar e preocupa-se em oferecer o seu melhor, com o intuito principal, de garantir um ano de 2020 cheio de novas conquistas e alegrias para todas as crianças que fazem parte do CEIM, destaca a Gestora do Ceim Aquarela Guilhane Terezinha Melo.
Segundo a Secretária de Educação Sandra Maria Galera É um momento de chamar os pais para as instituições, sem a correria e a pressa diária, para uma conversa sobre o ano letivo, esclarecendo e tirando as dúvidas e principalmente aproximando os pais da escola. Quando a família participa da vida escolar do filho os resultados aparecem na aprendizagem. Esse é um dos principais objetivos das reuniões que acontecem em todos os espaços, comentou.