Mãos à Obra: Praça da Família está 20% concluída

O cenário no terreno da antiga garagem da Prefeitura, no bairro São Pedro, já está bem diferente. A obra da Praça da Família é uma das realizações do Programa “Mãos à Obra”, da Administração Municipal de Chapecó.A área de 12.308.077 m2 já está aterrada e, no momento, as equipes trabalham nos Muros de Gabião, etapa de drenagem que irá resultar em um canal aberto, com o objetivo de evitar alagamentos no bairro.

O trabalho começou com o desmanche da estrutura antiga ainda em janeiro, limpeza do terreno e remoção das galerias. Na sequência, foi realizada a terraplanagem da área. A fase de execução dos Muros de Gabião deve levar, no mínimo, mais 30 dias. Até o momento, a obra está 20% concluída.

Espaço humanizado, de lazer e serviços

A Praça da Família foi pensada para ser um espaço humanizado, com estruturas de lazer, playground, espaços de convivência, academia ao ar livre e contêineres para abrigar serviços (uma espécie de poupa-tempo). A ideia do poupa-tempo é agilizar o atendimento ao cidadão e levar os serviços para perto dos moradores dessa região da cidade. Ainda, a Praça da Família irá atender a questões ambientais, contribuirá para evitar alagamentos em alguns pontos da região leste quando chove muito. “A Praça da Família disponibilizará serviços para emissão de documentos, além de área de convivência. Uma obra que chega para fazer a diferença na vida dos moradores e promover uma verdadeira transformação social em uma das regiões mais vulneráveis de Chapecó”, destaca o Prefeito, Luciano Buligon.

A empresa responsável pela obra, vencedora do Processo Licitatória, é a Construtora Oliveira Ltda. As próximas etapas envolvem: pavimentação em pavers, construção de uma ponte, pista de caminhada, instalação de seis contêineres (quatro módulos de poupa-tempo e dois banheiros), organização da área de estacionamento, cercamento, colocação de grama, bancos, equipamentos e brinquedos. O investimento total será de R$ 3.152.251,50.

Um projeto que nasceu na comunidade

A expectativa é entregar a Praça à comunidade até o final deste ano. Trata-se de um compromisso assumido pelo Prefeito Luciano Buligon a partir do Programa Ouvindo Nosso Bairro, quando recebeu as sugestões de melhorias, obras e serviços da comunidade.

No São Pedro, a moradora Tânia Fagundes Correia sugeriu ao Prefeito que transformasse a área, ocupada até então pela garagem de máquinas da Prefeitura, em um espaço nobre e humanizado para atender toda a região Leste. A sugestão da moradora foi tão bem aceita, que foi eleita como prioridade número dos moradores. “É um momento muito especial para Chapecó. A comunidade da região Leste começa a ver se tornar realidade um sonho, uma prioridade, assumida como compromisso pela Administração Municipal”, concluiu o Prefeito.

Chapecó, 11/03/2020, quarta-feira