Chapecó, 12/03/2020, quinta-feira Inclusão e união. Esses são os principais objetivos do Paradesporto chapecoense para o ano de 2020. Buscar novos atletas para a prática de atividades físicas, além de incentivar a participação nas competições oficiais que o município participará. A intenção é manter Chapecó como uma referência no paradesporto de Santa Catarina, mantendo o apoio e incentivo realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer SEJEL.
O coordenador da parte técnica do paradesporto em Chapecó, Silvio Faccin da Rosa, destaca que os treinamentos de 2020 dos atletas já iniciaram. Entre as modalidades oferecidas estão atletismo, judô, bocha, natacao, futsal, ciclismo, basquete, handebol, tênis de mesa, xadrez e goalbol, nas categorias: Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Deficiência Física e Deficiência Intelectual.
Ele destaca ainda que a equipe técnica da SEJEL trabalha na definição e ajustes dos horários e locais de treinamento. Os interessados em participar podem procurar a SEJEL que a equipe passará as orientações e informações sobre como funciona o paradesporto. Temos vagas e aguardamos os interessados. É muito importante a parceria das famílias, comentou.
Para 2020, a SEJEL deverá participar de duas competições oficiais no paradesporto. Uma delas o PARAJESC, que acontecerá entre os dias 06 a 10 de maio em Florianópolis e é direcionada para estudantes em duas categorias, de 12 a 14 e de 15 a 18 anos. E também o PARAJASC, que Chapecó sempre participou esteve no podion.
Visitas
Os dirigentes da SEJEL visitaram as entidades chapecoenses envolvidas com o paradesporto no município. Entre elas a Associação dos Deficientes Visuais de Chapecó ADEVOSC, APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, FCD Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência e CAPP Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick.
O objetivo da visita foi apresentar a nova equipe de trabalho, o planejamento das ações do ano, debatido sobre os espaços e condições de treinamento, deslocamento para treinos e também uma conversa sobre a realização de torneio municipal para motivar mais os atletas à pratica esportiva.
De acordo com o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer SEJEL de Chapecó, Rafael Foppa, o objetivo das visitas foi ouvir as pessoas para buscar sugestões e entender como funciona a metodologia e a dinâmica do paradesporto. Estamos buscando melhorar e atender as demandas dos envolvidos, visando tornar o paradesporto chapecoense sempre vencedor, comentou.