Transporte urbano atua em condições especiais

Reunião entre a administração municipal e a direção da Auto Viação Chapecó definiu a sistemática de funcionamento do transporte coletivo urbano diante de decreto estadual que restringe atividades em vista do coronavírus. Foi definida a sequência das atividades, com adequação em termos de horários nas 24 linhas.

Nesta quarta a circulação é normal, mas a partir desta quinta-feira haverá redução, para a sistemática de horários definida para os sábados, com reforço para o atendimento das agroindústrias. Normalmente o total de viagens diárias em dias úteis é de 950 e aos sábados de 470.

Também foi adotada sistemática especial quanto à lotação. Assim, todos os ônibus devem transitar “somente com passageiros sentados, com portas e janelas abertas, observadas as regras de segurança do trânsito”. Por isso, a Auto Viação orienta que os ônibus, quando estiverem com a lotação de seus bancos esgotada, não irão parar nos pontos para embarque. Outra medida adotada pela empresa compreende a ampliação do trabalho de higienização interna dos coletivos.

Base em decreto

As decisões estão contidas no decreto municipal 38683, que considera uma série de situações. Entre elas está o fato da grande maioria dos servidores públicos municipais que atuam na saúde e os trabalhadores das indústrias utilizarem o transporte coletivo urbano para seus deslocamentos. O decreto específica que “a parada ou diminuição abrupta da produção de proteína animal causará desabastecimento da população chapecoense e catarinense, bem como a perecibilidade da cadeira produtiva”. Também é considerado o fato de que Chapecó não possui contágio comunitário de coronavírus e nem confirmação de sintomáticos da doença. (Com informações da Extra Comunicação).