Dois novos decretos assinados agora à tarde (18/03) estabelecem suspensão temporária de serviços na Administração Pública municipal.
Na Rede de Atenção à Saúde do Município de Chapecó ficam suspensos todos os atendimentos eletivos na Atenção Básica, tais como: puericultura; consultas eletivas; coletas de preventivo de combate ao câncer de colo de útero; exames laboratoriais de rotina; transporte para fisioterapia e, transporte para tratamento fora de domicílio.
O objetivo é manter o atendimento da saúde apenas para casos de urgência e emergência. As situações eletivas estão suspensas, primeiro para evitar o contato entre as pessoas e segundo porque precisamos centrar toda nossa estrutura nos atendimentos de urgência e emergência. Para os grupos de risco (gestantes, saúde mental, paciente renal, etc.) não está suspenso.
Da mesma forma, estão suspensos os atendimentos eletivos na Atenção Especializada da Rede própria e contratada, além de todas as demais situações que podem ser caracterizadas como não urgentes em todos os serviços de saúde municipais.
Contudo, estão mantidos atendimentos regulares aos serviços especializados próprios de Saúde Mental, Clínica da Mulher (gestação de alto risco), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites - CETHH e da Clínica Renal do Oeste destinada a assistência ao paciente renal crônico.
Também ficam mantidas as visitas domiciliares aos pacientes acamados com necessidade de assistência regular pelos profissionais médicos e de enfermagem, conforme protocolos assistenciais; e os atendimentos de urgências recebidos nos Centros de Saúde da Família, assim como os atendimentos de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento 24horas e no Pronto Atendimento Efapi.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Outro decreto suspendeu, por sete dias, os prazos de todos os processos administrativos de competência do Poder Executivo Municipal.
>>> Confira aqui todos os decretos já emitidos com medidas de Prevenção ao Coronavírus