Background

Notícias

Chapecoense, hora de redobrar os cuidados com os resíduos

Compartilhar

Todas as equipes de coleta domiciliar de resíduos orgânicos e recicláveis de Chapecó estão trabalhando normalmente, conforme o cronograma de cada região da cidade. As 15 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, que envolvem cerca de 170 profissionais, seguem com as atividades mantidas, recebendo todo o volume da coleta seletiva dos chapecoenses. Catadores e coletadores estão nas ruas por todos os chapecoenes, logo, cada um precisa fazer a sua parte:

- Separar corretamente os resíduos;

- Acondicionar em embalagens corretas;

- Descartar corretamente: Na área de contêineres, os resíduos devem ser descartados nos coletores corretos, no verde, os rejeitos, e no laranja, os recicláveis. Nas demais regiões da cidade, só coloque os resíduos nas lixeiras no dia específico da coleta, orgânica ou reciclável, conforme cronograma no seu bairro.

“Precisamos ainda mais da ajuda de todos neste momento delicado. O comportamento de cada um será decisivo para o cenário do Coronavírus em Chapecó. É importante fazer um apelo à população para que não descarte nas ruas os resíduos volumosos, como móveis, restos de podas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Aguardem o retorno do atendimento normal nos Ecopontos para fazer o descarte correto e não poluir a cidade”, explicou a Gerente de Resíduos Sólidos, Vanusa Maggioni Cella.

Em época de prevenção e combate à contaminação pelo COVID-19 é preciso redobrar os cuidados com o acondicionamento dos resíduos para evitar que os coletadores e os catadores das Associações tenham contato direto com o “lixo”. “Máscaras, luvas, lenços de papel e papel higiênico devem ser bem acondicionados e descartados nos contêineres verdes, de rejeitos, em hipótese alguma colocados no contêiner laranja, de resíduos recicláveis. Esses materiais, após o uso, não são recicláveis, e são grandes propagadores de contaminação aos nossos coletadores e recicladores. Cuidado redobrado com os resíduos neste momento. Vamos respeitar quem está nas ruas e nas Associações para ajudar a manter a nossa cidade limpa e protegida do Coronavírus”, concluiu Vanusa.

Chapecó, 19/03/2020, quinta-feira