Background

Notícias

Seminário de Cultura e Economia segue neste fim de semana de EFAPI 2017

Compartilhar

A edição deste ano da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017) trouxe diversas atrações diferenciadas. Uma delas foi o Seminário de Cultura e Economia como parte da programação organizada pela Secretaria de Cultura de Chapecó. O foco foi discutir os temas entre gestores de cultura.

Durante a tarde de sexta-feira (13) foi realizada uma consultoria coletiva com o tema “Cultura x Negócios – O Empreendedor Cultural” com a consultora do Sebrae Sílvia Nowalski. Durante a fala, Sílvia comentou sobre a necessidade do artista ser um empreendedor cultural. “A arte e a cultura têm preço, é importante que o artista faça o seu valor e calcule os seus gastos. Considere realmente a sua atividade como um negócio que pode ser rentável”, explica.

Sílvia citou a imporatância de pensar estrategicamente o negócio cultural e de colocar no papel como será o empreendimento e como poderá ser aplicado para tornar-se rentável. Ela explanou sobre o mercado - qual é o público que o empreendimento atende -, sobre o produto - saber o que está vendendo e o efeito que causa - e por último sobre a promoção - de que forma o produto é levado para o público e como ele pode chegar mais longe.

Durante a semana ocorreram palestras e debates com os temas “Case Economia da Cultura para Setor Público”, “Consórcios Intermunicipais para a área Cultural”, “O Patrimônio Cultural e a Economia da Cultura” e “Direitos e Deveres dos Empreendedores Individuais”.

Neste domingo (15) o espaço será aberto das 10 às 22 horas para dicas sobre economia e cultura.