Escola da Inteligência: Educação oferece capacitação online para professores

Escolas municipais estarão preparadas para receber os alunos no retorno do ano escolar.

Depois do período de isolamento social frente à situação de emergência em saúde pública, aos poucos, com civismo, cooperação, ordenação e responsabilidade, as atividades serão retomadas em Chapecó. As aulas na Rede Municipal de Ensino estão previstas para voltar no dia 20 de abril, segunda-feira.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, anunciou hoje (28-03) que “para receber os 23 mil alunos na volta as aulas, neste ano ainda mais desafiador e de muitas emoções, todos os professores das 84 instituições de ensino de Chapecó participarão de um curso de 120 horas da "Escola da Inteligência".

O curso é GRATUITO, composto por palestras e atividades que poderão ser aplicadas, posteriormente, em sala de aula. Os professores da Rede Municipal devem fazer um contato com o gestor da escola em que atuam, para receber as orientações de acesso ao curso. A inscrição deve ser feita na plataforma da Escola da Inteligência.

Saiba mais

O Programa Escola da Inteligência é um programa educacional que busca desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. A metodologia da escola da inteligência é fundamentada na teoria da inteligência multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

O Programa Escola da Inteligência é aplicado em sala de aula por meio de atividades que trazem benefícios para professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

Entre as vantagens do programa estão o gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência; melhoria do rendimento escolar e do aprendizado; habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos; postura empreendedora e criativa; combate e prevenção ao bullying e ao uso de drogas; aumento da qualidade de vida de professores, pais e alunos. Os estudos indicam que as escolas perceberam aumento na participação da família, os professores afirmam melhorias em sua qualidade de vida pessoal e profissional, além de acontecer um aumento significativo no aspecto comportamental e atitudinal dos estudantes.

Atualmente, o programa já era desenvolvido em cinco escolas da rede municipal, mas após esta nova oportunidade de capacitação aos professores, todas as escolas vão receber as atividades. De acordo com o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o Programa Escola da Inteligência, preparar os filhos e os alunos para o mundo que irão enfrentar, com técnicas que gerenciam habilidades emocionais e ensinam a lidar com as próprias crises e as da família. “Com a adesão de Chapecó ao Programa, as nossas escolas podem a contribuir ainda mais com os alunos nesse sentido, preparando-os para enfrentar a vida, sabendo o tamanho dos seus desafios, e adquirindo o equilíbrio emocional para vencer” concluiu o Prefeito.

Saiba como será a reposição e recuperação de aulas:

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, informa sobre como será a reposição das aulas e a recuperação do calendário escolar.

A Secretaria de Educação comunica que em atenção ao Decreto nº 38.679, de 17 de março de 2020, estão suspensas as aulas na Rede Municipal de Ensino pelo prazo de 30 dias, desde o dia 19 de março de 2020.

De acordo com o Calendário Escolar, foi antecipado recesso escolar para atender a suspensão das atividades escolares, sendo considerados para isto os primeiros 15 dias de suspensão e, diante disto, estamos em recesso escolar.

A Rede Municipal terá 19 dias para recuperar.Em julho, 10 dias. Os outros nove dias, utilizando-se os dias de parada para formação de professores já previstos em Calendário Escolar e aos sábados.

A Secretaria de Educação está atenta, preocupada e organizada para, juntamente com os Gestores das Instituições Educativas, trabalharmos para que não haja prejuízo aos alunos.

Entre as estratégias:

• Os 15 dias primeiros dias, foram o adiantamento do recesso de julho;

• Outra ação é aproveitar os dias, que estavam previstas capacitações dos professores para ter aula;

• Como também a realização de aulas aos sábados.

Chapecó, 28/03/2020, sábado