Prefeitura de Chapecó reforça trabalho de limpeza no Lajeado São José

A Administração Municipal de Chapecó e a Casan firmaram convênio nesta semana para potencializar o trabalho de limpeza no Lajeado São José, contribuindo para aumentar a capacidade de armazenamento de água, quando a chuva voltar. O Lajeado São José, localizado na Vila Mantelli, região do bairro Efapi, é a microbacia que abastece a área urbana de Chapecó, e encontra-se com 10% do volume normal em função da escassez de chuva. Segundo o Superintendente Regional da Casan, Daniel Scharf, “a última vez que a companhia operou com um nível tão baixo foi em 2009”.

Chapecó está em situação de emergência desde 29 de janeiro de 2020 por causa da estiagem. Em março choveram apenas 33 milímetros, segundo dados levantados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA). A expectativa de chuva para o período era de 180 milímetros. “Todos os chapecoenses podem contribuir com esse momento, racionando o máximo que puderem em suas rotinas”, fez um apelo do Prefeito, Luciano Buligon.

A Secretária de Coordenação de Governo e Gestão, Fernanda Danielli relatou nesta manhã (01-04) que o Município e a Casan discutem diariamente medidas de enfrentamento ao problema de água em Chapecó. “A partir desse novo convênio, a Prefeitura irá ceder três máquinas para reforçar a limpeza no Lajeado, sendo uma escavadeira hidráulica e dois caminhões truck. Serão oito horas/máquina por dia, a partir de hoje”, detalhou a Secretária.

O trabalho é coordenado pela Casan e iniciou na segunda-feira da semana passada, dia 23 de março. “A gente contratou uma empresa para fazer a limpeza do reservatório, retirando o material, aquele barro, que fica no fundo. Agora, com mais máquinas trabalhando, vamos potencializar esse trabalho. Quando chover, teremos um volume bem maior para amenizar a situação que enfrentamos hoje”, reforçou.

Chapecó, 01/04/2020, quarta-feira