Produtores de Chapecó preparados para Feira do Peixe

Produto será ofertado em 19 pontos, ao ar livre, na Semana Santa. Feirantes estão orientados e atentos às medidas de prevenção à Covid19.

A tradicional Feira do Peixe, organizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA) em parceria com os piscicultores, acontece todos os anos na Quaresma. Em 2020, ela estará concentrada na próxima semana, principalmente, na quarta (08-04) e quinta-feira (09-04). O produto poderá ser adquirido em 19 pontos, localizados em diversos bairros de Chapecó. A iniciativa visa garantir aos consumidores o peixe fresco na Semana Santa.

Em alguns locais, a Feira do Peixe poderá se estender até a sexta-feira santa (10-04) pela manhã, caso a procura seja grande e haja oferta. A estimativa de venda para este ano é de aproximadamente 50 toneladas, equivalente a capacidade produtiva do Município. Oito produtores vão oferecer o peixe fresco, atendendo às exigências sanitárias e de segurança alimentar. As principais espécies disponíveis são as carpas prateada, capim e húngara e o filé de tilápia. O valor do quilo varia de acordo com o tamanho do produto, a espécie e se o consumidor prefere levar o peixe limpo ou não. O preço inicial é 12 reais o quilo.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente proporciona o suporte técnico e a infraestrutura necessária para que o piscicultor tenha condições de comercializar a produção. “Nossos produtores estão preparados para atender os consumidores com peixe fresco e de qualidade, concluiu o Secretário Valdir Crestani.

Atenção aos pontos de comercialização neste ano:

- Feira Cristo Rei;

- Posto Galli, no Palmital;

- Feira Efapi/Colatto;

- Feira do São Cristóvão;

- Presidente Médici;

- Esplanada (Igreja Católica);

- Universitário (Igreja Católica);

- Posto Avenida;

- Vila Real;

- Praça Passo dos Fortes;

- Feira Bela Vista;

- Colégio Jardim do Lago (Efapi);

- São Pedro (antiga Garagem da Prefeitura);

- Praça Santa Maria;

- Vila Zonta;

- E atrás do Shopping, na Avenida Getúlio Vargas, junto à Live.

E também nas feiras independentes:

- Rua Clevelândia (Centro);

- Calçadão (Centro);

- e Mercado Público Regional.

As vendas iniciam por volta de 7hs da manhã e podem se estender até à tarde, se houver produto.

Medidas de Prevenção à Covid 19

As Feiras ao Ar Livre estão autorizadas a funcionar em Santa Catarina, mas as medidas preventivas de combate ao Coronavírus devem ser encaradas como prioridade. A Feira do Peixe em Chapecó será realizada com atenção à saúde dos feirantes e dos consumidores, seguindo as medidas para evitar a contaminação do Coronavírus. As seguintes orientações foram repassadas aos feirantes:

• Usar luvas e máscaras ao prestar o atendimento;
  • Utilizar e disponibilizar álcool em gel 70%;
  • Organizar o fluxo de consumidores, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas;
  • E higienizar os equipamentos que precisam de contato físico, como calculadoras e balanças.

Chapecó, 03/04/2020, sexta-feira