Background

Notícias

Agentes de Saúde auxiliam no enfrentamento ao Coronavírus

Compartilhar

Chapecó, 06/04/2020, segunda-feira – Pacientes dos grupos prioritários de atendimento, como por exemplo, hipertensos, diabéticos, gestantes e puérperas estão recebendo um atendimento diferenciado neste momento de combate ao Coronavirus. Um trabalho preventivo está sendo realizado pelos Agentes Comunitárias de Saúde de Chapecó – ACS via telefone para atendimento a esses pacientes que geralmente participam dos grupos de prevenção e que neste momento de isolamento devido ao Coronavirus.

Esses pacientes, que são orientados para o isolamento social e um cuidado redobrado com a saúde, estão recebendo ligações telefônicas com orientações e dicas quanto ao isolamento social e os cuidados com a saúde. Os ACS - estão realizando um trabalho via telefone para contato com os pacientes de grupos atendidos nos Centros de Saúde da Família. Elas estão dividas em escala de trabalho, uma equipe das 07 às 13 horas e outra das 13 às 19 horas.

Eles ligam para todos os integrantes do grupo e fazem uma conversa. Perguntam, por exemplo, se eles estão sentindo algum dos sintomas do Coronavirus. Caso negativo, eles recebem orientações de cuidados e prevenção. Em caso positivo, eles são orientados a ligarem no Serviço de Triagem Médica para uma consulta por telefone. Os médicos do serviço avaliam o paciente, fazem a consulta, orientam quanto aos cuidados, prescrevem medicamentos e em caso de necessidade, encaminham para o atendimento no Centro de Saúde da Família, ou em casos mais graves, no hospital.

O Serviço de Triagem Médica

O Serviço de Triagem Médica é uma espécie de consulta pelo telefone (49) 2049-6500, realizado em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Unochapecó e UFFS. O serviço é destinado a pessoas doentes, com sintomas de gripe e respiratórios, como tosse, febre e dificuldade para respirar. Para receber o atendimento, o paciente poderá ligar para a Central do Serviço de Triagem Médica, em qualquer dia da semana, das 7h às 22hs.