Chapecó recebe segundo maior evento da raça Jersey do Estado

Santa Catarina foi o único Estado brasileiro a receber, pela primeira vez, duas etapas nacionais dos Circuitos das raças Holandesa e Jersey com julgamentos dos animais jovens. O berço dessas competições foi a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI – 50 ANOS) que recebeu, no último fim de semana, cerca de 180 animais jovens da raça Jersey para disputar a 4ª Etapa Neogen do II Circuito Nacional. “A EFAPI 2017 teve o 2º maior evento da raça em Santa Catarina e reuniu os melhores animais do território barriga-verde”, informou o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) Nelson Eduardo Ziehlsdorff.

Além de assumir pela segunda gestão a presidência da entidade, Ziehlsdorff também teve dois de seus animais premiados como os melhores. A Campeã Fêmea Jovem foi SRC Indomada Tequila do Vo Guilherme e a faixa de Reservada Campeã ficou com SRC Musquie Joel do Vo Guilherme, ambas do criador que veio de Indaial. O produtor também foi premiado em outras quatro categorias.

Mas as premiações não pararam por aí. Após a escolha das melhores fêmeas jovens da raça Jersey, ocorreu a escolha da Suprema, entre as raças Holandesa e Jersey. Novamente o criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff sagrou-se o campeão. “É motivo de muita alegria e orgulho ter esse reconhecimento em uma exposição tão forte. Essa bezerra foi suprema na exposição de Pinhalzinho, no início do ano, em Presidente Getúlio, na Festa Estadual do Leite, e agora na EFAPI. Fechamos o ano e o Circuito Nacional com chave de ouro”, declarou.

Para o criador, essas premiações são reflexo de muita dedicação com a adesão de manejos adequados, uma boa genética e amor pelos animais. “Temos uma equipe de funcionários extremamente comprometida e focada, trabalhando incansavelmente para tornar esses animais referência. É uma felicidade imensurável para quem trabalha diariamente com esses bovinos”, complementou.

AVALIAÇÃO CRITERIOSA

Os animais foram avaliados pelo renomado jurado oficial da raça Jersey e médico-veterinário gaúcho Edson Luis Kurtz que esteve na expo-feira pela segunda vez. “A palavra que resume esse julgamento é espetacular”, afirmou. Kurtz declarou-se surpreso pelo volume de animais inscritos e, acima de tudo, pela qualidade em todas as categorias. “São bovinos bem preparados e acima dos padrões. Esse julgamento foi um marco da raça Jersey no Estado”, considerou.

Entre as características da bezerra campeã, Kurtz destacou a força leiteira do animal. “Possui abertura na base do peito adequada, arqueamento nas costelas para que consiga suportar deslocamentos, angulosidade demonstrando a capacidade de produção e boas pernas e patas facilitando a locomoção em terrenos aclives, comuns no território catarinense. Sem dúvidas a EFAPI reuniu o melhor plantel de Jersey e prospectou a exposição de bons animais aliado a bons negócios”, finalizou.

O prefeito de Chapecó Luciano Buligon, o secretário de Agricultura do Estado Moacir Sopelsa e o secretário de Agricultura de Chapecó Valdir Crestani, prestigiaram o ato de entrega das faixas aos campeões do Julgamento dos Animais Jovens da raça Jersey. “Esse é o setor mais pujante da nossa economia. É graças a isso que somos considerados a capital do agronegócio e é com muito orgulho que recebemos mais uma importante competição. Os criadores estão todos de parabéns”, disse Buligon.

RANKING DAS CAMPEÃS

O julgamento foi dividido em categorias e em cada uma foram premiadas as campeãs.

Categoria Bezerra Menor: SRC Musquie Joel do Vo Guilherme do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff, de Indaial.

Categoria Bezerra Junior: SRC Avonlea Rapunzel Premier do Vo Guilherme do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff, de Indaial.

Categoria Bezerra Intermediária: Formosa 445 Jade do Cruzeiro do criador Decio da Fonseca Ribeiro, de Lages.

Categoria Bezerra Sênior: SRC Indomada Tequila do Vo Guilherme do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff, de Indaial.

Categoria Novilha Menor: Monaliza Headline Joel Canario dos criadores Moacir e Victor Sopelsa, de Irani.

Categoria Novilha Junior: SRC Tina Marie I Pod do Vo Guilherme T.E do criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff, de Indaial.

Categoria Novilha Intermediária: Jade Iatola do Cambirela dos criadores Vanderlei e Marcio Holnei Sturmer, de Palhoça.