Período de coleta de galhos inicia nesta segunda em Chapecó

Prefeitura orienta a população sobre a poda consciente e a necessidade de observar o cronograma de coleta, evitando o descarte incorreto dos galhos e o acúmulo dos resíduos nas ruas e calçadas.

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Superintendência da Efapi, inicia nesta segunda-feira, 27 de abril, o trabalho de coleta de galhos na área urbana, seguindo um cronograma por regiões. O flyer com o período de coleta em cada bairro ou loteamento pode ser acessado no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais do Município.

A proposta da Administração Municipal com a organização de um cronograma não é incentivar a poda, mas orientar a população sobre quando e como podar, se necessário, e motivar o descarte correto dos galhos. O trabalho acontece na entrada das estações frias, por ser o período que as pessoas costumam realizar as podas de árvores para permitir um contato maior com o sol.

Importância da poda consciente

O material de divulgação da Prefeitura tem a intenção de orientar o cidadão sobre a importância de realizar a poda observando sempre o período de coleta em cada bairro. “Precisamos que a população fique atenta aos dias específicos de coleta e realize a poda de acordo com o cronograma estipulado, evitando o acúmulo desnecessário de galhos, e a consequente proliferação de insetos”, ressalta o Secretário de Infraestrutura Urbana, Max Well de Lima Ramos.

É necessário observar também o tipo de poda a ser feito, para que a árvore não sofra agressões severas. Se o morador prejudicar as árvores sofrerá as penalidades da Lei Federal dos Crimes Ambientais. “A comunidade deve procurar um profissional capacitado para executar o serviço e adotar a poda de limpeza e não a de supressão. Cortar apenas galhos secos, podres ou com algum tipo de risco. Caso contrário, a planta poderá enfraquecer, diminuindo o tempo de vida”, explicou o Secretário.

Max alerta ainda que a população não pode realizar a poda de arbustos localizados em espaços públicos, como passeios, praças, parques e canteiros centrais. O Código de Posturas de Chapecó proíbe a poda, corte, pintura, derrubada ou sacrifício da arborização pública. É caracterizado como crime danificar, destruir ou lesar plantas ornamentais de logradouros públicos.

A Prefeitura alerta que o cronograma poderá sofrer alterações devido às condições climáticas. Dúvidas ou denúncias de poda irregular em árvores localizadas em espaços públicos podem ser feitas na Secretaria de Infraestrutura Urbana, no telefone 3319-3600.

Chapecó, 27/04/2020 – segunda-feira