Chapecó tem as melhores vacas Holandesas em lactação do Estado

As regiões oeste, meio oeste e extremo oeste de Santa Catarina abrigam a maior bacia leiteira do Estado com cerca de 76% da produção, o equivalente a quase 2,4 bilhões de litros. Esse expressivo resultado é oriundo das principais raças leiteiras presentes no território catarinense: Holandesa e Jersey. Reconhecendo o potencial leiteiro do Estado e a força de ambas as raças, a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI – 50 ANOS) sediou os maiores julgamentos da raça e as etapas dos Circuitos Nacionais.

Um desses importantes eventos pecuários foi o Julgamento dos Animais em Lactação da Raça Holandesa que integrou a 4ª etapa do Circuito Nacional da Raça Holandesa e reuniu animais de criadores de todo o Estado. Confirmando a referência de Chapecó como o berço do agronegócio, o produtor e idealizador da EFAPI, Clair Eloy Dariva teve três das suas vacas como as melhores Holandesas em Lactação do Estado. Dariva está há 50 anos expondo na EFAPI e recebeu uma homenagem por sua contribuição na consolidação dessa importante exposição. “Estou muito emocionado e orgulhoso de todo esse trabalho”, declarou.

A faixa de Grande Campeã da Raça Holandesa ficou com Sipal Elsa 926 Reginald 232556 e a de Reservada Grande Campeã com Sipal Far 863 Jerrick 646725 e o terceiro lugar foi para Sipal Carinhosa 899 Alexander 008349. Os três animais de propriedade da família Dariva. O plantel conta com 84 vacas em lactação e um total de 187 animais. A vaca campeã produz cerca de 50 litros por dia divididos em duas ordenhas.

Félix Junior Muraro, segue os passos do avô Dariva e dá continuidade na criação de Holandesas que iniciou há mais de 30 anos. “Não existem palavras para mensurar o orgulho e a satisfação que estamos sentindo. Essas premiações coroam um trabalho de qualidade e comprometido que vem sendo feito há anos com o auxílio de todos os nossos colaboradores investindo em melhoramento genético. Estamos imensamente felizes”, afirmou.

SISTEMA MAMÁRIO DE QUALIDADE

Os animais foram avaliados pelo jurado oficial da raça Holandesa, Flávio Junqueira, que considerou as características morfológicas como costelas voltadas para trás, maior espaçamento entre elas, ossatura plana e coxas finas, aliadas ao sistema mamário. “O úbere representa, na classificação, entre 45% e 50% da vaca em lactação. Mas é preciso existir um equilíbrio com a morfologia. O conjunto das vacas vencedoras combinou em animais de grande força leiteira que é um diferencial”, observou.

Segundo Junqueira, a qualidade dos animais é reflexo de uma genética adequada aliada ao manejo correto. “Essas duas partes precisam caminhar juntas para que o animal tenha qualidade e isso nós presenciamos nas vacas da família Dariva que consagraram-se as grandes campeãs da EFAPI 2017”, concluiu.

RANKING DAS CAMPEÃS

O julgamento foi dividido em categorias e em cada uma foram premiadas as campeãs.

Categoria um ano parida: Mezzalira GW Atwood 113 do criador Roni Damião Mezzalira, de Guarujá do Sul.

Categoria dois anos junior: Analina 857 Aftershock do criador Gelson Dalla Costa, de Chapecó.

Categoria dois anos sênior: Sipal Elsa 926 Reginald 232556 do criador Clair Eloy Dariva, de Chapecó.

Categoria três anos junior: Sipal Carinhosa 899 Alexander 008349 do criador Clair Eloy Dariva, de Chapecó.

Categoria três anos sênior: Ypoti Stanleycup Carrey 417 dos criadores Adriano M. Rigon e Cristina Aiolfi, de Chapecó.

Categoria quatro anos: Sipal Far 863 Jerrick 646725 do criador Clair Eloy Dariva, de Chapecó.

Categoria cinco anos: Granja GR Progesso 054 dos criadores João e Vanderlei Girardi, de Pinalzinho.

Categoria vaca adulta: Sipal Lapis 765 Blade do criador Clair Eloy Dariva, de Chapecó.