Banho de leite encerra Torneio Leiteiro da EFAPI

Um banho de leite ao melhor estilo das comemorações pecuárias assinalou a entrega do prêmio às vacas campeãs do TORNEIRO LEITEIRO disputado nesta semana durante a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, EFAPI 2017, que completou a 20ª edição.

O Torneio Leiteiro contou com a participação de 12 vacas Holandesas e 17 da raça Jersey oriundas de 25 Cabanhas localizadas em território catarinense. Cada uma foi submetida a duas ordenhas no prazo de 24 horas.

Para a classificação das melhores em produção e produtividade foram realizadas quatro ordenhas em dois dias. As melhores e as piores ordenhas de cada animal foram desprezadas para a composição de um índice de produção média mais próxima da realidade.

Na linha da raça Holandesa, o melhor resultado foi obtido pela vaca do estabelecimento rural de Clair Elói Dariva, de Chapecó, com 52 kg de leite em duas ordenhas/dia.

Na linha da raça Jersey, obteve o melhor resultado o animal da cabana de Enedi Zanchett com uma produção de 39,5 kg.

Os resultados do Torneio Leiteiro não configuram recordes de produção, mas, estrão dentro das melhores médias da pecuária leiteira nacional.

As duas raças leiteiras – Holandesa e Jersey – foram o destaque da EFAPI 2017. Além do torneio, a expo-feira sediou o julgamento dos animais jovens de Holandes e de Jersey, válidos pela quarta etapa do Circuito Nacional da Raça Holandesa e pela quarta etapa Neogen do II Circuito Nacional da Raça Jersey.

A EFAPI também sediou o julgamento dos animais em lactação das raças Jersey e Holandesa, válidas pela quarta etapa dos respectivos circuitos nacionais.

O presidente da feira Josias Mascarello e o coordenador geral Márcio Sander informaram que dois terços dos negócios prospectados na EFAPI foram proporcionados pelo agronegócio, com destaque para venda de animais, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, automóveis e máquinas pesadas para obras e serviços.