Background

Notícias

18 de maio marca a luta pelo fim da exploração sexual

Compartilhar

Chapecó, 13/05/2020, quarta-feira – O Dia 18 de maio foi instituído em 1998 como o Dia Nacional de luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. A escolha da data é baseada na data que aconteceu um crime bárbaro. No dia 18 de maio de 1973 envolvendo uma criança de 08 anos que foi drogada, espancada, estuprada e morta. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

A Secretaria de Assistência Social de Chapecó executa serviços que trabalham a prevenção. Além disso, também atua nas situações em que já ocorreu a violência, neste caso por meio dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS I e CREAS II. Ressalta-se também a importância deste trabalho ser executado de forma articulada no fluxo com os demais atores desta rede de proteção às crianças e adolescentes. Com relação aos números, os dois CREAS de Chapecó realizaram em 2019, 136 atendimentos de casos de crianças ou adolescentes vítimas de violência sexual. Em 2020 esse número já está em 71 atendimentos de casos de crianças ou adolescentes vítimas de violência sexual. Atualmente, estão em acompanhamento pelas equipes no momento, 93 casos.

Entre os prejuízos emocionais causados nas vítimas de violência estão: as crianças podem apresentar alterações comportamentais, cognitivas e emocionais. As alterações comportamentais mais persistentes são: conduta hipersexualizada, fugas de casa, uso de substâncias, furtos, agressividade, alterações de sono e alimentação, isolamento social e comportamentos autodestrutivos. Podem ocorrer ainda alterações cognitivas, sendo normalmente evidenciadas baixa atenção e concentração, dissociação, refúgio na fantasia, baixo rendimento nas atividades escolares e crenças distorcidas, como sentir-se culpado pelo abuso, diferença na relação entre pares, desconfiança e percepção de inferioridade e inadequação. As alterações emocionais normalmente verificadas estão ligadas a sentimentos de medo, vergonha, culpa, ansiedade, tristeza, raiva e irritabilidade.

CREAS

É um serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), de apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, que inclui a violência sexual e/ou exploração sexual. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais). Os serviços prestados no CREAS visam o acesso dos usuários aos seus direitos, a promoção e fortalecimento dos vínculos familiares e da função protetiva das famílias, a fim de superar as condições de risco e violação de direitos e para que essas problemáticas não se perpetuem de forma transgeracional.

Em Chapecó são dois CREAS que realizam este trabalho e o que os diferencia é a área de abrangência. O CREAS II localiza-se na Rua Clevelândia, nº. 540 D, bairro Jardim Itália e o telefone é (49) 3322-1948 e o CREAS II localiza-se na Rua Anselmo Santa Catarina nº. 697 E, bairro Presidente Médici e o telefone é (49) 3329 3572.

É importante que a comunidade, ao tomar conhecimento ou suspeitar de uma situação de violência todos os cidadãos tenham o compromisso de realizar a denúncia aos órgãos competentes. A SUA ATITUDE PODE SALVAR UMA VIDA! A verificação e o registro de denúncias devem ser realizados nos órgãos e canais competentes como a Delegacia e Disque 100, Conselho Tutelar. Em Chapecó há a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI. O compromisso de proteção à crianças e adolescentes de faz necessário no ambiente familiar, e no convívio social para sessarmos com toda e qualquer forma de violência e assim estabelecermos a cultura da paz e de relações que priorizem o vínculo e convivência saudável.