Artesãos devem renovar carteira pela internet

Chapecó, 19/05/2020, terça-feira – Caixas decoradas, telas, quadros, artefatos em tricô, crochê, artesanato em madeira, placas decorativas, confecção de bonecos, entre outros decorativos e utilitários para casa. Essas e muitas outras peças são produzidas pelos artesãos chapecoenses. E para que eles possam exercer sua profissão com mais segurança, eles têm uma Carteira Municipal de Artesão que precisa ser atualizada junto à Secretaria de Assistência Social de Chapecó - SEASC. O documento é um reconhecimento e valorização à profissão de artesão, além da formalização dos profissionais para garantir os benefícios profissionais, oportuniza a participação em eventos e feiras organizadas pelo município.

Devido a pandemia que estamos vivendo, este ano o recadastro será de forma VIRTUAL. É necessário entrar em contato pelos telefones (49) 3319-1213 ou (49) 3319-1216 das 07 às 19 horas para agendar data e horário de atendimento. No horário agendado, a equipe da SEASC entrará em contato via whatsapp para orientações. É importante ter em mãos no momento do atendimento, RG, CPF, comprovante de endereço, CNPJ (se tiver), atualização de cursos e feiras que participou entre 2018 a 2020 e uma relação com produtos novos que desenvolveu, com fotos que serão enviados posteriormente por Whatsapp ou E-mail.

O recadastro será efetuado entre os dias 18 de maio a 30 de junho, com horários disponíveis durante a manhã e a tarde. É necessário agendar o atendimento pelo telefone. O cadastramento virtual será apenas para os que já possuem a carteira e vão fazer o recadastro da mesma. A inclusão de novos artesãos deverá ocorrer presencialmente após a pandemia. Importante destacar que a Carteira tem validade de 02 anos.

Saiba mais

O total de artesãos cadastrados junto a SEASC é de 426 unidades produtivas (Artesãos novos cadastrados em 2019 e os que realizaram cadastramento em 2018); 250 artesãos individuais (sendo 64 novos e 186 recadastrados); 07 associações; 04 Grupos de Mulheres (133 artesãos vinculados nas Associações e Grupos de Mulheres); 43 artesãos indígenas (36 da Aldeia Condá e 07 da Aldeia Toldo Chimbangue). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas.

O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Os profissionais têm espaços para comercialização de seus produtos. No Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal, Centro de Informações Turísticas, Terminal Rodoviário e no Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses locais, são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.