Background

Notícias

Parque Nacional das Araucárias comemora 12 anos na EFAPI 2017

Compartilhar

O Espaço Turismo presente no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves trouxe diversos munícipios para a EFAPI 2017 com o objetivo de apresentar as belezas do oeste, meio oeste e extremo oeste catarinense. O estande da Rota das Araucárias trouxe para a feira a comemoração dos 12 anos do Parque Nacional das Araucárias, localizado nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, em Santa Catarina, com aproximadamente 12.840 hectares. O Parque é uma das Unidades de Conservação da Mata Atlântica.

Elaborado com o intuito de preservar a mata nativa e as espécies de animais silvestres presentes no local, o Parque Nacional das Araucárias - protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - é um espaço de diversidade natural. “O principal objetivo é a preservação da floresta nativa das Araucárias, além de outras espécies associadas como a imbuia, erva-mate, xaxim e animais como leão baio e jaguatirica. O foco é a reintegração do Papagaio-de-peito-roxo na natureza”, explanou o Chefe do Parque das Araucárias, Juliano Rodrigues Oliveira.

A pesquisa científica é outro foco do Parque, assim como o uso público. Há dois anos o local é aberto para visitações. “Se o objetivo da visita for escolar ou de estudo, é interessante agendar diretamente com o Parque Nacional. Caso seja algo de cunho mais turístico, é importante que seja agendado com a Rota das Araucárias, a qual inclui todo o entorno de belezas culturais da região”, explicou Oliveira.

REINTRODUÇÃO DO PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO

O Papagaio-de-peito-roxo é uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção. O Instituto Espaço Silvestre é o responsável por desenvolver o trabalho de reintegrar na natureza os pássaros vindos de cativeiros e capturas ilegais, ação que ocorre no Parque das Araucárias. Oliveira esclareceu que os animais devem estar em boas condições. “Se o animal é saudável, sabe se alimentar sozinho, evita pessoas e sabe voar, será reintroduzido com um bando em determinadas épocas. Foram feitas cinco solturas, mais de cem papagaios já voltaram para a natureza e estão colorindo o céu da região de Passos Maia e Ponte Serrada”, finaliza.