Escolhidos os campeões da raça Limousin na EFAPI 2017

O último fim de semana consagrou os campeões da raça de gado de corte Limousin no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves. O julgamento, realizado na Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI – 50 ANOS), levou para a pista 18 animais de criadores especialmente da região norte do Estado.

Originária da França, a raça Limousin é conhecida pela grande massa muscular e alto rendimento de carcaça. O médico veterinário Flávio Antonio Baccarin foi o responsável por julgar os animais. Atuando há 17 anos como juiz, Baccarin destacou algumas características típicas e que são decisivas para definir um animal campeão. “É uma raça utilizada para a produção de carne de primeira. Observa-se muito a musculatura, o comprimento, a capacidade respiratória e digestiva dos animais, além do aprumo, performance diferenciada e, especialmente nas fêmeas, a precocidade reprodutiva”.

O criador e representante da Associação Catarinense de Criadores de Limousin Marcos Justus Fontes veio de Joinville para participar da Efapi. Trouxe três animais e se surpreendeu com o nível encontrado na exposição. “Foram apresentados animais de alta qualidade. É o resultado de muito trabalho nas propriedades”.

Entre as fêmeas a grande campeã foi Deusa Farfelu da CTM 21, da Cabanha Tio Mano, de Luiz Alves. De acordo com o juiz, trata-se de um animal completo. “Quando avaliamos, o animal não precisa necessariamente ser o melhor em critérios específicos. Mas deve ser completo. Essa fêmea trouxe as características. Teve harmonia entre as partes superior e posterior, boa capacidade digestiva, caminhou bem e boa fertilidade”.

Para o criador Gislei Onofre, é um justo reconhecimento. “Esse prêmio valoriza o trabalho que fazemos e a dedicação que temos nas propriedades. Esse animal viajou muitos quilômetros e apesar disso caminhou muito bem e conquistou o campeonato”. A reservada campeã foi Fátima da JEM TE, da Cabanha JM, de Pomerode.

O grande campeão entre os machos foi Champion da JEM TE, também da Cabanha JM. O touro de 52 meses de idade pesa mais de 1300 kg e foi considerado um exemplar diferenciado. “O peso é bem distribuído pelo corpo, proporcionando um grande volume de carne na carcaça. É um animal acima da média , com todas as características de um campeão e que deve ser utilizado para reprodução”, elogiou Baccarin. O reservado campeão foi Fortry da Tio Mano, filho da grande campeã, ambos de propriedade de Gislei Onofre, de Luiz Alves.

O diretor de Gado de Corte de Chapecó do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi disse estar satisfeito com a qualidade apresentada na pista e espera que eventos como este incentivem mais produtores a aderir à criação de Limousin. “ O que presenciamos é resultado de muito investimento em genética, tecnologia nutricional e manejo nas propriedades. Nossos produtores estão se profissionalizando e esperamos mais criadores entrem para esse mercado”.

RANKING DOS CAMPEÕES

CAMPEONATO NOVILHA MENOR - Fêmeas de 12 até 14 meses

1º LUGAR:FESTLAMM DA JEM – Cabanha JM / Criador: Cabanha JM

CAMPEONATO NOVILHA MENOR – Fêmeas de 14 até 16 meses