UFFS empenha recursos para finalização do prédio do Centro de Saúde da Família - CSF

Foi homologado, nessa semana, o resultado do processo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Nº 01/SUCL/UFFS/2020, que trata da complementação das obras do Centro de Saúde da Família (CSF), situado no Bairro Esplanada, em Chapecó. O projeto é uma parceria na área da saúde firmada entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Prefeitura Municipal de Chapecó-SC.

O objeto do RDC é a contratação de pessoa Jurídica especializada para realizar obras de arquitetura e urbanismo; estruturas de concreto armado; sistema preventivo de incêndio; sistema de proteção contra descargas atmosféricas; instalações elétricas e luminotécnica; cabeamento estruturado e telefonia; instalações hidráulicas e sanitárias e sistema de climatização, totalizando 934,17 m² da área construída e 1.690,00 m² de área externa de intervenção.

Conforme o secretário Especial de Obras da UFFS, Fábio Corrêa Gasparetto, com a conclusão do processo de contratação, o valor de R$ 1.353.583,88 já está empenhado para a conclusão da obra, que tem previsão de término e entrega para nove meses depois da emissão da ordem de serviço. De acordo com Fábio, a empresa responsável pela finalização da obra é Paloma Construções.

“Do total empenhado, R$ 800.000,00 são provenientes de emenda parlamentar da deputada Federal Caroline de Toni, correspondendo 59% do total, e o restante com recursos da própria UFFS”, informa o pró-reitor de Planejamento, Éverton Miguel Loreto. Segundo ele, “a emenda que foi incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) pela deputada Caroline tinha como destino original uma quadra coberta com vestiário, a ser implantada no Campus Chapecó da UFFS. Contudo, em função do prazo limite para empenho das emendas parlamentares (24/06), e em acordo com a deputada, houve a troca para a obra CSF, uma vez que o projeto da quadra ainda não está finalizado, ficando, no entanto, a UFFS comprometida em atender a demanda original.
Os recursos são suficientes para executar toda a obra, deixando-a pronta para ser utilizada, no que tange à parte física”.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, “esta Unidade Básica de Saúde é uma obra muito relevante para a UFFS e para a toda a comunidade chapecoense, motivo pelo qual nós assumimos esse compromisso de parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó. Teremos vantagens institucionais, como campo prático de ensino, pesquisa e extensão, e a comunidade terá atendimentos em especialidades na saúde. A novidade é que agora finalizamos os trâmites orçamentários relacionados ao empenho da obra, o que significa a garantia dos recursos públicos para o pagamento da empresa que será contratada. Nos próximos dias será assinado o contrato e emitida a ordem de serviço. Após, é só acompanhar o andamento do trabalho e, no tempo certo, comemorar o início das atividades”.

SOBRE O CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Prefeitura de Chapecó firmaram, no mês de fevereiro de 2019, uma parceria na área de Saúde. Os objetivos são a finalização das obras da Unidade Básica de Saúde do Bairro Esplanada, em Chapecó, e a implantação dos ambulatórios de especialidades médicas dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFFS.

A UFFS finalizará a obra da UBS e a Prefeitura a estruturará para seu completo funcionamento, cedendo o espaço térreo para ser utilizado pelos cursos da Instituição.

Texto: UFFS