Leilão de gado geral encerra com liquidez total

No último dia de Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017) o leilão de gado geral foi um dos eventos destaque do setor pecuário. Encerrando com liquidez total, foram vendidos 480 animais, divididos em 59 lotes. O total de faturamento foi de R$ 730 mil, sendo a média de R$ 5,49 por quilograma vivo para fêmeas e R$ 5,60 por quilograma vivo para machos.

A raça ofertada em maior volume no leilão foi a Simental. Os novilhos reprodutores eram das raças Limousin e Aberdeen Angus. Os demais eram animais de campo.

O prefeito Luciano Buligon esteve no início do leilão e destacou a importância deste ano em função do centenário de Chapecó e dos 50 anos de Efapi. “Chegamos ao último dia de feira com a casa cheia e realizando bons negócios”, comemorou.

O gerente regional de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas Mauro Zandavalli considerou o leilão acima das expectativas. “Estamos em um momento difícil, há muita entrada de carne de outras regiões. Mesmo assim, conseguimos 100% de liquidez”, ponderou. Ele ainda parabenizou a qualidade dos animais e o primor dos produtores.

O presidente do Sindicato Rural de Chapecó Ricardo Lunardi destacou que o setor de gado de corte está em crescimento. “Está havendo aumento na pecuária de corte e o reflexo está aqui no leilão e nos animais de galpão. Nesta edição da Efapi tivemos um número expressivo de animais”, enfatizou. “É uma atividade que vem somar benefícios à nossa socioeconomia”, acrescentou

Lunardi explicou ainda que o Sindicato está com foco no setor de corte. “Leite, avicultura e suinocultura já estão bem consolidados. O gado de corte é outra atividade que temos como meta fomentar, pois é viável para nossa região.” De modo geral, ele avalia a parte pecuária da feira como um sucesso. “Todos os eventos foram muito bem feitos. O grau de satisfação dos participantes é alto e estão com vontade de voltar. Estamos com a sensação de missão cumprida”, finalizou.