Exposição E-n-f-r-e-n-t-a-m-e-n-t-o é on-line e pode ter monitoria e mediação

Chapecó, 10/07/2020, sexta-feira – A Exposição on-line E-n-f-r-e-n-t-a-m-e-n-t-o, da artista Janaina Corá tem mais uma novidade oferecida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e do Setor de Artes Visuais. Trata-se da possibilidade de agendamento de Monitoria/Mediação on-line, que será ministrada por membros da equipe. Ela é gratuita e livre a todos os públicos. Esse é um serviço inédito em Chapecó e em Santa Catarina, pois muitas instituições estão oferecendo exposições virtuais, mas esse atendimento que promove um diálogo mais próximo não. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail artesvisuais@chapeco.sc.gov.br

A ideia é promover atividades de mediação on-line gratuitas à comunidade considerando o contexto de distanciamento social. As equipes irão utilizar a plataforma Google Meet e o interessado na monitoria receberá um link de acesso. O novo serviço será disponibilizado a partir de 01 de julho, com a proposta de realização de mediações on-line que promovam o diálogo e a aproximação com o público. A atividade é parte das ações que visam minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 no âmbito cultural e integram um case que inclui a realização de exposições on-line, a publicação de catálogos educativos e a realização de mediações no formato virtual.

O responsável pelo agendamento deverá optar entre três atividades disponibilizadas, sendo elas: Para grupos da educação Infantil a proposta é explorar a materialidade da pintura com uso de um suporte construído por diferentes materiais; Partindo da produção de pigmentos naturais a atividade consiste na fabricação de tintas e a sua utilização na realização de uma pintura; A proposta é explorar como tema o conceito da palavra "distanciamento" e elaborar uma composição empregando a pintura e a colagem.

A exposição on-line de Artes Visuais, com temática contemporânea, que apresenta a produção da artista visual Janaína Corá, foi selecionada via Edital (EDITAL DE SELEÇÃO Nº Nº 259/2019) e reúne pinturas, objetos e fotografias. Entre estes, um luminoso em neon com a palavra SER, desencadeia uma discussão filosófica e social sobre a realidade à medida que o título da exposição E-n-f-r-e-n-t-a-m-e-n-t-o sugere este embate. Enfrentar a realidade exige bastante lucidez, algo que não é facilmente partilhado e semeado, sugere uma ação, um confronto. Janaína Corá iniciou seus estudos (1994) na Escola de Artes de Chapecó, cidade onde nasceu e reside. Atua como professora de Arte na rede pública estadual, com formação na área de Artes Visuais e Mestre em Educação, com experiência na área de Educação, Artes, Exposições.