Moradores do São Pedro celebram a Praça da Família

O bairro São Pedro recebeu a Praça da Família São Luiz Pallaoro como um presente. Um sonho que se concretizou! A antiga garagem que funcionou por décadas na mesma área, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, marcou a história do bairro e estará sempre na memória da população da região leste, que agora usufrui de um espaço humanizado, de lazer e serviços. Além de um ambiente de convivência, a Praça está contribuindo para resolver questões ambientais, como os antigos alagamentos que atingiram essa região.

Com uma área de 12.308.077 m2, , a Praça da Família Sandro Luiz Pallaoro é uma das maiores praças do Estado. A obra começou em janeiro e foi entregue à população assim que concluída, antes do previsto. A empresa responsável pelos trabalhos, vencedora do Processo Licitatório foi a Construtora Oliveira Ltda. O investimento total foi de R$ 3.152.251,50.

No domingo, 08 de novembro, dia em que a Praça foi entregue às famílias, a moradora Tania Fagundes Correa, agradeceu em nome da comunidade. “Esse é o meu dia mais feliz. Plantamos uma semente em 2016 e hoje estamos vendo esse sonho se realizar. Muitos não acreditavam e agora está aí, pra todos ajudarem a cuidar e aproveitar”, destacou.

Espaço humanizado, de lazer e serviços

A Praça da Família foi pensada para ser um espaço humanizado, com estruturas de lazer, playground, espaços de convivência, academia ao ar livre e contêineres para abrigar serviços (uma espécie de poupa-tempo). A ideia do poupa-tempo é agilizar o atendimento ao cidadão e levar os serviços para perto dos moradores dessa região da cidade.

Ainda, a Praça da Família irá contribuir para evitar alagamentos em alguns pontos da região leste quando chove muito. “Não tenho dúvidas que a Praça da Família é uma das obras mais importantes deste Governo. Além de trazer alegria e diversão às famílias, irá disponibilizar serviços. Uma obra que chega para elevar a autoestima dos moradores, fazer a diferença na vida das pessoas e promover uma transformação social em uma das regiões mais vulneráveis de Chapecó”, destaca o Prefeito, Luciano Buligon.

Um projeto que nasceu na comunidade

A Praça foi um compromisso assumido pelo Prefeito Luciano Buligon a partir do Programa Ouvindo Nosso Bairro, quando recebeu as sugestões de melhorias, obras e serviços da comunidade.

Na reunião do bairro São Pedro, os moradores Tânia e Itamar sugeriram ao Prefeito que transformasse a área, até então ocupada pela garagem, em um espaço nobre e humanizado para atender toda a região Leste. Eles foram os porta-vozes da ideia, defendida também por outras lideranças como Lucival, Jucemar, Sinval, Adão, Rudi e representantes da Ong Verde Vida.

A sugestão dos moradores foi tão bem aceita, que foi eleita como prioridade Número Um dos moradores. “É um momento muito especial para Chapecó. A comunidade da região Leste viu se tornar realidade um sonho, uma prioridade, assumida como compromisso pela Administração Municipal”, concluiu o Prefeito.

Praça da Família Sandro Luiz Pallaoro

Depois de ouvir as lideranças da região do bairro São Pedro sobre a denominação da Praça, a Administração Municipal de Chapecó protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que denominou Praça da Família SANDRO LUIZ PALLAORO.

“Parabéns ao bairro São Pedro e muito obrigada pela homenagem. É muito gratificante pra nós, familiares, ver o nome do pai materializado pra sempre em uma Praça denominada Família. O amor que ele tinha por essa comunidade irá existir pra sempre aqui. O sonho do Sandro em deixar um legado pras pessoas e o nome dele marcado na história se concretizou. Nosso sentimento hoje é de gratidão”, agradeceu a filha do homenageado, Dhayane Pallaoro Vicenzi.

Casado e pai de dois filhos, o empresário Sandro Luiz Pallaoro foi conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó - ACIC no período de 2002 á 2005. Diretor do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó - SICOM desde 2003. Em 2015 foi eleito Empresário do Ano da Cidade de Chapecó.

No final de 2010 foi eleito Presidente da Associação Chapecoense de Futebol, onde atuou no cargo até sua morte. Entre as principais conquistas da sua gestão estão os acessos da Chape às séries C, B e a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2015, com apenas dois anos de Série A, o time alviverde participou da sua primeira competição internacional: a taça Sul-Americana. Apesar da eliminação nas quartas de final, a Chape fez história ao vencer o River Plate, na Arena Condá.

O ano de 2016 foi um dos mais vitoriosos da história do clube. O início da temporada começou com a conquista do quinto título catarinense e, posteriormente, o time fez uma campanha impecável, chegando a grande final da Sul-Americana.

Sandro Pallaoro faleceu em 29 de novembro de 2016, aos 50 anos de idade, no acidente aéreo em viagem a Medellin, na Colômbia, que vitimou atletas, dirigentes, imprensa e convidados. A Chape vivia seu melhor momento! É objetivando homenagear uma personalidade marcante da história de Chapecó que a Administração Municipal propõe a denominação da Praça da Família "Sandro Luiz Pallaoro".

Chapecó, 18/11/2020, quarta-feira