Plano de Arborização Urbana de Chapecó é instituído

Técnicos do Município pesquisaram, planejaram, diagnosticaram as espécies que já existem e as que podem ser agregadas e elaboram o Plano de Arborização Urbana de Chapecó. Ele ficou instituído nos termos do parágrafo único, Art. 65, da Lei Complementar Nº 689, de 28 de outubro de 2020, e estabelecido pelo Decreto Nº 39.580, de 27 de novembro de 2020.

O Estudo apresenta um diagnóstico da cidade, de como está a arborização hoje, o que já foi feito e os locais com potenciais para receber arborização e paisagismo. Só no centro de Chapecó existem hoje 4.873 árvores. “Fizemos um planejamento para os próximos cinco anos, com instruções técnicas para a escolha das árvores e espécies recomendadas para cada local, especificamente. Nós estudamos árvores preferencialmente da nossa região que têm potenciais para arborização urbana e paisagismo”, explicou o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Fábio Pit.

Foram levantadas as informações mais importantes de cada espécie, como taxa de crescimento, tolerância à poda, a forma como a árvore se relaciona com o ambiente público, o porte, se a raiz estraga ou não a calçada ou o asfalto. Com esses dados foram classificados os locais que determinadas espécies podem ou não serem utilizadas. “A gente acredita que este Plano possa ser referência para outros Estudos. Ficou bem completo. Tem inclusive a época de coleta de sementes indicada para quem quer produzir mudas”, complementou Pit.

Existem espécies recomendadas para cada tipo de local. No canteiro central, por exemplo, é um tipo de espécie, no passeio é outro, para que não ocorram erros de arborização. “É muito importante escolher bem a espécie para o local que ela se destina, para o espaço que se quer arborizar. Este Plano de Arborização dá um norte pra quem adota uma área nova, para o empreendedor que quer arborizar uma área, ou continuar um processo de arborização já existente. Ele foi elaborado com muito cuidado e embasamento técnico, e está aí pra ser consultado e respeitado”, disse o técnico, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani.

O Plano também apresenta um mapeamento das árvores que precisam ser substituídas e o planejamento para que isso aconteça, como as espécies exóticas do Ecoparque, árvores que estão nas ruas e causam alergia nas pessoas, ou que têm porte inadequado, apresentando risco a cidadãos, redes elétricas e outras estruturas, ou que estragam o asfalto. Então, o Plano de Arborização também apresenta o planejamento para que as espécies inadequadas, plantadas há muitos anos, sejam gradualmente substituídas por árvores adequadas para cada espaço.

Vantagens da Arborização Urbana

A arborização traz inúmeras vantagens para a saúde das pessoas, valorização imobiliária, modernização e embelezamento da cidade. A árvore também é um exaustor de água, está constantemente jogando água para a atmosfera e reduz a temperatura. Algumas árvores perdem folhas no inverno e deixam o sol entrar, então elas têm uma regulação natural e melhoram a sensação térmica. “Existe um estudo que a percepção de valor dos imóveis melhora de 10 a 15% com a presença da arborização e do paisagismo. Arborização e paisagismo adequados valorizam os imóveis da cidade, as pessoas circulam mais onde tem arborização por causa da sombra, da beleza, da redução do barulho, da questão do clima que melhora, fica um ambiente mais agradável e aconchegante para frequentar”, complementou Pit.

O contato com ‘o verde’ é importante também para a redução do estresse e a questão da poluição visual. Baseando-se em todas essas vantagens Chapecó elaborou esse Plano. “A arborização é algo que agrega muito para o Município. E a gente espera com isso melhorar ainda mais a arborização de Chapecó, que já é muito bonita, né. Chapecó já é uma referência em vários aspectos e construiu esse Plano para que seja referência também em arborização”, concluiu o Prefeito Luciano Buligon.

Acesse aqui o Plano de Arborização Urbana de Chapecó