Chegou a vez da Rua Mascarenhas de Moraes

Revitalização da Mascarenhas se soma aos 110 km de obras de asfalto realizadas nos últimos 5 anos em Chapecó, totalizando R$ 162 milhões em investimentos.

A movimentação de obra na Rua Mascarenhas de Moraes, trecho entre a Avenida São Pedro e a Rua Frei Bruno, já começou. Neste momento acontecem serviços de fresagem e remendos profundos. Os trabalhos estão sendo feitos pela Concisa Pavimentação e Terraplanagem Ltda., contratada por R$ 1.254.324,93. O prazo de execução é de 120 dias.

Integrante do maior pacote de obras de história de Chapecó, o Programa "Mãos à Obra", a nova pavimentação desse trecho vai proporcionar melhorias na mobilidade tanto de pedestres como de veículos na região do Bairro Jardim América, servindo como rota alternativa à Avenida São Pedro e acessos à Vila Mantelli e Contorno Viário Oeste. As melhorias abrangem uma extensão de 1.530,68 metros e área total de 13.151,62 metros quadrados.

“Os serviços compreendem a restauração completa do pavimento existente. Parte da cobertura atual apresenta pontos com grande desgaste, havendo necessidade de sua remoção e consequente recomposição. Ainda serão feitos remendos profundos e superficiais, recape em camada única e recape em duas camadas”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Darlan Russo. Além disso, os serviços incluem a implantação de passeios pavimentados e acessíveis, duplicação das faixas de rolamento e inclusão de faixas de estacionamento.

Balanço: 110 km em 5 anos

De 2015 a 2020, a Prefeitura investiu R$ 162 milhões em asfalto novo nos bairros e obras de revitalização de acessos e avenidas, totalizando 110 km. Tem obra de asfalto acontecendo em todos os cantos da cidade, e isso ninguém pode negar. O foco é melhorar a mobilidade, dar maior fluidez e segurança no trânsito, sem contar que a cidade fica muito mais bonita e moderna.

Dados atualizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbana (SEDUR) mostram que de 2015 a 2020 a Prefeitura de Chapecó contabilizou 110 km de obras de pavimentação asfáltica nos bairros e recapeamentos em acessos, ruas e avenidas. O balanço incluiu as obras prontas e entregues e as em execução, totalizando investimentos R$ 162.235.064,52.

Dos 110 km, 52 km foram de revitalização asfáltica e 58 kms de pavimentação asfáltica nos bairros. Todas as obras foram realizadas por meio de processo licitatório. De forma simultânea, cinco empresas diferentes prestaram serviços de asfalto em Chapecó nos últimos anos. Entre as fontes dos recursos estão: Governo Federal, por meio de Emendas Parlamentares, Governo do Estado de Santa Catarina (Fundo Social, Badesc e Emendas), recursos próprios e financiamento junto à CAIXA, através do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

Grande parte dessas obras estão incluídas no Programa “Mãos à Obra” que está em andamento. É o maior pacote de obras da história de Chapecó, que prevê R$ 140 milhões de investimentos em mobilidade urbana, infraestrutura, inovação, lazer e meio ambiente. “Fizemos bons projetos, fomos atrás dos recursos, licitamos, e muitas dessas obras já entregamos à população, como as Avenidas 100% recuperadas, asfalto novo na frente da casa das pessoas, a Praça da Família no São Pedro, o Centro Tecnológico na Efapi e a nova Usina de Asfalto. Outras dezenas de obras estão em andamento, cito o Contorno Extremo Oeste, a duplicação da Avenida Leopoldo Sander, alargamento de vias e drenagens, a substituição das luminárias dos super postes por Led e outras tantas obras que estão em andamento, com recursos garantidos”, finalizou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Chapecó, 18 de dezembro de 2020.