Inicia limpeza e desassoreamento de rios em pontos de alagamento

A Secretaria de Infraestrutura de Chapecó iniciou na manhã desta terça-feira o trabalho de limpeza e desassoreamento de rios e córregos do município, nos pontos onde ocorrem alagamentos.

O trabalho iniciou pelo Lajeado Passo dos Índios, na esquina das ruas Mato Grosso e Guaporé. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, lá é um dos pontos mais críticos.

“Iniciamos por onde tem mais problemas. Outro ponto que vamos atacar logo é o Lajeado Paso dos Fortes, que passa pelo Ecoparque, onde também ocorrem alagamentos com frequência. Temos a licença para fazer a limpeza e desassoreamento em todos os locais onde tem problema. Estamos com uma retroescavadeira e duas miniescavadeiras trabalhando. Essas máquinas podem entrar nas galerias e fazer a limpeza”, disse Carraro.

O trabalho deve levar cerca de três meses. O diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Marck Ghelen, disse que a licença autoriza autorizada a limpeza em 100 pontos onde há galerias e tubulações e, se necessário, 15 metros acima (montante) e abaixo (jusante).

A licença traz as condicionantes para o desassoreamento e dragagem dos cursos de água, como a recuperação das margens e plantio de árvores. O documento foi obtivo após um estudo de impacto ambiental realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

A orientação é para que a população também colabore, não descartando lixo de forma irregular.

“No início do ano deu um alagamento e quando fomos limpar encontramos até sofá e geladeira. Os moradores ribeirinhos também precisam ter consciência de que os materiais jogados no rio são levados pela chuva, trancam as tubulações e os prejudicados são eles mesmos, que sofrem com os alagamentos”, explicou o secretário.

Além dessa limpeza a Administração Municipal vai contratar um equipamento para desobstrução das bocas-de-lobo.