A aluna Luana Cardoso da Rosa, da Escola Básica Municipal André Marafon, no bairro Esplanada, foi convocada pelo Sport Clube Internacional para treinar junto à equipe sub 16 oficial do time, na Granja Comari, no Rio de Janeiro, na última semana. Luana participa, junto à instituição em que estuda do Programa Genoma Colorado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, que incentiva, estimula e desenvolve atividades esportivas associadas à educação.
Com apenas 14 anos a estudante que sempre gostou de jogar futebol, encontrou nas atividades do projeto uma maneira de sonhar ainda mais alto. Desta vez joguei apenas uma partida como titular, mas o meu sonho e o meu esforço continuam e um dia gente consegue, conta.
O projeto
Assim como a Luana, mais de 250 alunos, de 3ª a 9ª série do ensino fundamental de seis escolas municipais participam das atividades, realizadas no contraturno escolar, de forma gratuita. A parceria com a Secretaria iniciou em 2013 e trabalha o espírito de solidariedade e esportividade. Essa parceria com a escola tem função fundamental, sem a escola eu não conseguiria, e eu só posso participar da escolinha porque sou esforçada nãos estudos porque é importante conhecer sobre todos os assuntos, conta Luana.
De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, o esporte e a educação são fundamentais para o desenvolvimento e a formação do ser humano. Trabalhados juntos eles ampliam ainda mais os horizontes de crianças e adolescentes que passam a ter novas perspectivas. Muito mais do que formar atletas, o esporte oportuniza novas experiências, a construção do conhecimento e de relacionamentos que se baseiam no respeito, o que é a base para construção do cidadão, explica.