Administração lança novo decreto com regras para conter a Covid-19

A Administração Municipal de Chapeco, após reunião com o Comitê de Gerenciamento da Covid-19, anunciou um novo decreto para conter a disseminação da Covid-19, válido desta sexta-feira até o dia 22 de fevereiro.

O decreto mantém a proibição de funcionamento de casas noturnas, boates, tabacarias e pubs. Limita em 50% a capacidade de atendimento de bares e restaurantes, atendendo até 22h. Proíbe consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, limita em 30% de público em igrejas e templos, limita em 30% o uso de academias e suspende atividades esportivas recreativas e eventos esportivos.

“Aglomeração na rua está proibida. O futebolzinho dos amigos está proibido, os eventos esportivos também, com exceção das atividades e jogos da Chapecoense, que já realiza testagem de seus atletas e funcionários. Casamento pode, mas só com música ambiente na cerimônia, sem DJ e sem banda. Praças e parques estarão fechados a partir das 20h até às 6h. Nós estamos tomando as medidas necessárias e queremos que todo mundo colabore nesse momento, para baixarmos o contágio”, disse Rodrigues.

O prefeito também anunciou outras medidas, como a contratação de mais médicos, para ampliar o atendimento nos ambulatórios da Efapi e Ivo Silveira. O município fez uma divulgação da contratação destes profissionais e já recebeu vários currículos.

Também serão adquiridos testes rápidos para testar a população, com prioridade para os professores e pessoas que procuram os ambulatórios, com algum sintoma suspeito.

A proibição de bebida alcóolica foi elogiada pelo médico Mário Goto e pelo comandante da 4ª Região de Fronteira da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz Haack.

“A questão da bebida alcóolica é muito importante e também o fechamento das praças, pois tem um caráter pedagófico”, disse o comandante.

O médico Paulo Benites também considerou as medidas adequadas.

“São medidas coerentes e equilibradas”, manifestou. Ele alertou que a atual situação ainda deve perdurar por mais uns dias.

O presidente do Centor Empresarial, Cidnei Barozzi, disse que as entidades empresariais apoiam as medidas adotadas pela Administração Municipal.

Confira aqui o decreto que passa a valer nesta sexta-feira.