Background

Notícias

Matrículas do Programa Arte Cidadã serão online

Compartilhar

O Programa Arte Cidadã realizará as matrículas dos cursos de música e teatro para o ano de 2021 entre os dias 1 e 5 de março. O processo será feito de forma online através de preenchimento de pré-cadastro no site da Secretaria de Cultura (www.chapeco.sc.gov.br/cultura). Após esta etapa, os professores de cada área receberão os cadastros e acomodarão os alunos nas turmas, conforme vagas disponíveis, níveis ou afinidades cênicas e musicais informadas no cadastro, bem como instrumentos suficientes para empréstimo. Na mesma semana, os alunos contemplados serão avisados da efetivação da sua matrícula por e-mail ou telefone.

O formato deste ano busca evitar aglomerações, em função da pandemia, a fim de minimizar riscos de contágio, primando pela saúde de alunos e professores. Os cursos ofertados são gratuitos, poderão matricular-se crianças a partir dos 8 anos de idade (completos), jovens e adultos, em atividades de teatro, violão popular, violino, violoncelo, viola de arco, contrabaixo acústico, percussão, bateria, trompete, trombone, trompa, tuba, fagote, oboé, clarinete, flauta doce. No momento, não serão ofertadas vagas de dança e canto coral.

O retorno das atividades está previsto para 08 de março, presencial em alguns espaços de atendimento e online em outros, de acordo com liberação de vigilância sanitária e epidemiológica. As salas estão sendo adaptadas em sua capacidade e haverá protocolos exigentes para o uso dos instrumentos.

Dúvidas sobre vagas, horários e locais de atendimento poderão ser esclarecidas pelo telefone (49)3319-1012, pelo WhatsApp (49)98804-7639 ou pelo e-mail profesartecidada@chapeco.sc.gov.br, entre 8h e 19h, de segunda à sexta-feira. Os cadastros de menores de idade devem ser feitos pelos pais ou responsáveis.

O que é o Programa Arte Cidadã?

O Programa Arte Cidadã é uma proposta de trabalho itinerante que visa democratizar na comunidade chapecoense o acesso aos bens culturais e ao saber. Ofertado desde 2008, busca atender gratuitamente a demanda social no intuito de contribuir com a formação humana e até mesmo profissional do sujeito. Os alunos podem ingressar nos cursos a partir dos 08 anos de idade, não havendo restrição de idade final. Os cursos abrangem diferentes linguagens artísticas, como a música (violão, cordas, sopros, percussão, canto coral) e o teatro.

A equipe conta com mais de 30 profissionais que atendem em torno de 1500 alunos por ano em mais de 20 espaços da cidade, tais como Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, Programa Viver, Centro Social Ilma Rosa de Nês - SAIC, Socioeducativo dos bairros Seminário, Distrito de Marechal Bormamm e Efapi, Arte Jovem Passo dos Fortes, CEU das Artes e Esportes Unificado, Programa Verde Vida, Cruz Vermelha - São Cristóvão, Unochapecó, Unoesc, IFSC, Sede Figueira, Inovamente, Dease, Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella, CAPS II e escolas Rui Barbosa, Padre José de Anchieta, Clelia Bodanese, Zélia Scharf, Irene Stonoga, Coronel Ernesto Bertaso, Valesca Parizotto, Zitta Flach e Luiza Santin.