Cerca de 3.300 catarinenses e 82 chapecoenses são ostomizados, ou seja, tem uma abertura cirúrgica para exteriorizar algum órgão na cavidade abdominal. As causas são variadas, mas no caso de Dionatan Zanetin, foram problemas no intestino. No ano de 2007, após sofrer com cólicas frequentes foi internado e precisou fazer uma cirurgia para remoção total do intestino grosso que havia rompido e estava necrosado. Hoje ele usa iliostomia e precisa de muitos cuidados com a alimentação e recebe periodicamente atendimento e acompanhamento do Ambulatório de Lesões de Pele da Prefeitura de Chapecó.
Dionatan foi um dos participantes de uma capacitação que aconteceu na quinta-feira (26) em Chapecó, direcionada para profissionais que atuam com pacientes ostomizados, auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. Entre os assuntos debatidos estava à ativação da Associação dos Ostomizados de Chapecó, novas tecnologias de bolsa para os tratamentos e acompanhamentos dos pacientes, tipos de ostomias, definições, tratamentos, complicações, acessórios e direitos dos ostomizados. Para Dionatan a participação nas palestras foi importante, especialmente para conhecer mais sobre os direitos dos pacientes com ostomia. Eu não conhecia os benefícios aos quais tenho direito, foi importante conhecer, comentou.
Candinha Jorge é Presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada e coordenadora geral da ABRASO Associação Nacional e falou sobre as dificuldades encontradas por esses pacientes e apresentou os benefícios que esses pacientes podem ter acesso. Entre os direitos destacam-se: amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS); isenção de imposto de renda na aposentadoria por invalidez; saque do PIS e do FGTS; isenção de ICMS e IPI na compra de carro adaptado; isenção de IPVA para veículos adaptados; auxilio doença; beneficio assistencial (BPC-LOAS); passe livre municipal, intermunicipal e interestadual, comentou.
Além disso a programação teve a apresentação das organizadoras do evento, enfermeira Cláudia Regina Polippo e da Acadêmica de Enfermagem Gicelia Pittigliani Jorge; ainda palestra sobre as Novas Tecnologias com Aloe Vera com o palestrante Luiz Fernando Nunes; a Estomaterapeuta Daniela Mafioletti Floriano falou sobre Ostomias: conceito, tipos, complicações, materiais adjuvantes com a Tecnologia Moldável; e a palestrante Candinha Jorge abordou a temática Conviver com a Ostomia e Direitos da Pessoa Ostomizada.