Município adota decretos estaduais

A partir das 23h desta sexta-feira Chapecó passa a adotar as regras dos dois decretos estaduais com as medidas de enfrentamento à Covid. A medida foi anunciada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, em transmissão pelas redes sociais.

Um deles, o 1.172 (veja o decreto), vale para o final de semana, permitindo apenas as atividades essenciais e indústrias. Ele é muito parecido com o decreto que já estava vigorando em Chapecó, pois fecha o comércio de rua, academias, salões de beleza, shopping, bares, lanchonetes, restaurantes, lotéricas e espaços de uso coletivo em prédios e condomínios.

Os bares, cafés, restaurantes e similares podem comercializar alimentos e bebidas com retirada no local ou tele-entrega. Este decreto vale para este fim-de-semana e o próximo.

De segunda-feira até sexta-feira vale o decreto estadual 1.168 (veja o decreto) , que permite a abertura de estabelecimentos como academia, shopping, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e afins, até às 23h, recebendo clientes e, 23h59, com as portas fechadas. Clubes, piscinas e quadras esportivas podem abrir. Eventos sociais estão liberados com 25% da ocupação.

Um novo decreto, de número 40.325 (veja o decreto), foi publicado nesta sexta-feira, pelo município acolhendo as medidas do estado.

O prefeito também anunciou as medidas adotadas para enfrentamento à Covid, como a abertura de 70 leitos de observação no Centro de Eventos, sendo que 30 já foram instalados e ocupados e os demais estão em fase de instalação. Ele também agradeceu algumas doações que vão ajudar a atender os pacientes, tanto pela comunidade quanto pelas entidades empresariais.

Neste sábado devem chegar mais 15 respiradores e também iniciam o trabalho parte dos 18 profissionais do Ministério da Saúde.

João Rodrigues também recomendou que a população tome cuidado, pois não tem leito de UTI disponível na região e, praticamente no Sul do país.