Guarda Municipal atende 107 ocorrências

No final de semana foram 107 ocorrências relacionadas ao Coronavírus atendidas pela Guarda Municipal, apesar do elevado número de chamados, aproximadamente 47% deles eram de denúncias improcedentes, onde nenhuma alteração ou irregularidade era constatada. Esta demanda tem sido um dos maiores problemas no atendimento, é muito importante haver a responsabilidade na hora da denúncia, pois denúncias como estas, limitam o atendimento de denúncias de maior gravidade.

No que diz respeito à autuações, foram autuados dois (2) estabelecimentos, que se encontravam em funcionamento após o horário permitido pelo decreto. Também foram autuadas seis (6) pessoas, que se encontravam em situação de aglomeração, descumprindo as normas sanitárias.

Na manhã deste domingo (28), a Guarda Municipal deslocou até Xanxerê para auxiliar profissionais da Prefeitura de Chapecó, na segurança do transporte 15 novos respiradores que chegaram no município vizinho e vieram até Chapecó.

Outra ocorrência relevante, foi de aproximadamente 25 pessoas nas margens do Lajeado São José, utilizando do espaço para banho. Uma guarnição deslocou até o local e realizou a identificação e orientação das pessoas, que de imediato deixaram o local.

A Guarda Municipal também participou da Operação Divisa Segura, que aconteceu durante o sábado e domingo e contou com o auxílio da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Brigada Militar e Defesas Civis de Chapecó e Nonoai. A operação ocorreu na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Porto Goio-em e tinha por objetivo orientar e aferir a temperatura de viajantes que passavam pelo trecho. Foram aproximadamente 4 mil pessoas orientadas e com a temperatura aferida.

Durante esta semana com a extensão do decreto que suspende as atividades não essenciais, as fiscalizações seguirão de forma intensa. Cabe ressaltar a importância do cumprimento das normas durante esta semana e a consciência da população quanto ao momento em que não só o município, mas todo o Estado vive. Cada um precisa fazer sua parte.