Background

Notícias

Vigilância Ambiental realiza mutirão de combate à Dengue

Compartilhar

Uma equipe de 60 agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde realizou, na manhã deste sábado, um Mutirão de Combate à Dengue. De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, a medida foi adotada ao alto risco de infestação, apontado pelo Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRA), realizado de 8 a 12 de março. Esse levantamento, em 48 bairros do município, apontou uma infestação geral de 9,5%, com elevação de 79,2% em relação ao mesmo período de 2020.

Conforme o Ministério da Saúde, 1% dos imóveis é o limite para que haja circulação viral, ou seja, Chapecó apresenta infestação mais de nove vezes maior do que o valor de referência.

Por isso, além de medidas como a aplicação do “fumacê” em alguns locais, foi optado pelo mutirão.

“Realizamos ações em todos os bairros e a meta era retornar nos 410 focos que foram levantados no LIRAa, para eliminação, tratamento, vedação de caixas de água e cisterna”,disse Karina.

Os bairros com maior índice de infestação são: Santo Antonio, Saic, Engenho Braun, Parque das Palmeiras, Jardim Itália, Jardins, Distrito de Marechal Bormann.

De acordo com a coordenadora, essa infestação é decorrente das temperaturas mais elevadas deste período, favorável ao desenvolvimento do inseto, assim como das chuvas de janeiro e fevereiro que abasteceram os criadouros.

“Esta realidade explica também os casos de dengue que tem sido registrado desde o início do ano e aponta para um cenário de alerta, especialmente nos próximos 40 dias”, alertou Karina..

Referente à situação epidemiológica até o momento estamos com 97 casos suspeitos de dengue notificados em Chapecó, destes 71 negativos e 16 confirmados (onze autóctones, três importados dois em investigação).

Dicas de Prevenção

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
    • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
    • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
    • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
    • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
    • Mantenha ralos fechados e desentupidos;
    • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
    • Retire a água acumulada em lajes;
    • Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
    • Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?