Plano de Resíduos Sólidos é apreciado em audiência pública

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi apreciado nesta terça-feira, em audiência pública realizada no auditório da Prefeitura de Chapecó, com participação aberta ao público, no formato “on line”.

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura de Chapecó, Graciela Heckler, o plano segue a Política Nacional e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e tem uma base comum para os sete municípios do Consórcio Iberê, mas com gestão de responsabilidade de cada município.

O engenheiro sanitarista da secretaria de Infraestrutura, Eduardo Olivo, disse que o objetivo da audiência é atualizar o plano, com transparência e controle social. O vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, acompanhou a audiência, que também teve a participação do secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, empresários, catadores e outros usuários.

Alguns apontamentos podem ser encaminhados até às 18h desta quarta-feira no email departamentoderesiduos@chapeco.sc.gov.br

Algumas das novas ações do plano são as seguintes:

- Melhora da coleta seletiva na área rural

- Fiscalização do descarte irregular de resíduos por pessoa física ou jurídica com previsão de multa

- Execução do novo programa de educação ambiental “Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável”

- Normatização dos catadores

- Acordos setoriais