Equipes de Saúde do CAAC fazem aprimoramento nos cuidados de pacientes

Com apenas um paciente internado na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo do Centro Avançado de Atendimento Covid, as equipes de saúde estão realizando um aprimoramento no cuidado de pacientes. Participam equipes assistenciais de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, farmacêuticas e assistentes sociais.

O coordenador da equipe médica do CAAC, Michel Cadenas, que já atuou em situações de crise em vários estados do país, entre elas a do Covid em Manaus-AM, está ministrando a capacitação.

Dentre os temas abordados nas capacitações destacamos alguns tópicos:

- Manejo avançado das vias aéreas

- Manejo avançado da ventilação mecânica

- Cuidados assistenciais do paciente grave

- Monitoramento e vigilância do paciente vítima da Covid19

- Leitura e interpretação da gasometria

- Integração e trabalho em equipe

- Uso de Capnografia na monitorização a beira leito

As equipes foram treinadas para organizar os fluxos assistenciais para atendimentos mais eficientes durante a maior demanda de pacientes.

Entre os profissionais que fizeram o curso estão funcionários de uma empresa terceirizada que atuou no Centro de Eventos e também profissionais da rede municipal. Com a desativação dos 75 leitos de enfermaria, alguns profissionais foram dispensados e outros passaram a atuar na UPA. A UTSI também será desativada em breve.

Mas a estrutura vai permanecer montada para o caso de nova “onda de contágio”. O prefeito João Rodrigues também ofereceu a estrutura do CAAC para o Governo do Estado e o Governo Federal, caso haja necessidade de transferência de pacientes de outras regiões.

Durante cerca de 40 dias o CAAC atendeu mais de 200 pacientes, com 102 altas, 19 óbitos e 84 transferências.