CEIM do Efapi criou “espaços criativos” para serem explorados pelas crianças durante as aulas

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e busca garantir condições e situações para que as crianças vivenciem desafios e sintam-se provocadas a resolvê-los. Pensando nisso, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Criança Feliz, localizado no Loteamento Vale das Hortências, Bairro Efapi, criou espaços criativos para as crianças explorarem durante as aulas.

Foram organizados cinco Ateliês: de Arte, de Ciências, de Comunicação, o Heurístico e de Vida Cotidiana, e preparados com base nos Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular para que assim, se possa alcançar o pleno desenvolvimento das competências e habilidades da Educação Infantil. A Gestora do Ceim, Dilcemar Perin Gazzola, explicou que os Ateliês foram elaborados, inclusive, com o auxílio das famílias, que doaram materiais que estavam em desuso, especialmente para o Ateliê da Comunicação.

As professoras são estimuladas a incluir no planejamento de suas aulas, atividades para serem desenvolvidas nos Ateliês, e segundo a pedagoga Franciely Mariana de Mello, “os espaços dos Ateliês, organizados em nosso CEIM, são ótimos e nos auxiliam muito em nosso pensar pedagógico. Neles, as crianças têm a oportunidade de pôr a ‘mão na massa’ sendo protagonistas do seu próprio conhecimento, realizando experimentações, criando suas próprias hipóteses e descobrindo novas formas de aprender. Estes espaços potencializam a prática pedagógica possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem seja uma vivência interessante e desafiadora tanto para as crianças quanto para nós, professores”.

A gestora Dilcemar ressalta que o protagonismo na Educação Infantil é proporcionar à criança, meios, elementos e ambientes que a incentivem a tentar soluções, questionar, interagir e vivenciar de fato cada passo do processo. Não basta um roteiro preparado somente pelos professores, mas sim em conjunto com a criança.

Para garantir a segurança dos alunos, é garantido um de intervalo de tempo no uso do espaço entre um grupo e outro, aplicadas as regras de distanciamento durante as atividades e após, os brinquedos, objetos e utensílios são higienizados pelas professoras e colaboradoras.