Novembro Azul: Médicos reforçam importância da medicina preventiva

Os cuidados preventivos com a saúde são essenciais em qualquer idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, apenas 30% dos homens admitem que fazem consultas periódicas e destes, 70% somente procuraram auxílio pois foram incentivados por alguma mulher de sua convivência. E é no mês de novembro que ficam em evidência os cuidados com a saúde do homem. De acordo com o médico Urologista Marcelo Zeni, as ações preventivas em saúde são direcionadas para os fatores de risco de acordo com cada idade, individualizando o cuidado de pessoa, conforme suas particularidades.

Segundo Zeni, quando existem queixas de saúde, independentemente da faixa etária, está queixa deve ser abordada, investigada e eventualmente tratada. “Por exemplo, se o paciente tem uma hérnia, deve procurar um cirurgião geral ou se tem um problema de pele deve procurar um dermatologista; se o problema for de visão, consultar um oftalmologista, sendo que o médico clínico geral e as equipes de saúde da família são a porta de entrada inicial para triagem e resolução da maioria dos problemas”.

Quando elaboramos ações preventivas, que eventualmente não estejam ligadas a queixas, devemos levar em conta a faixa etária do homem, para identificar quais são os principais riscos de cada etapa da vida. Assim, conforme citou o Urologista Marcelo Zeni, as principais causas de morbi-mortalidade em adultos jovens, de 19 a 40 anos, são as causas externas como violência e trânsito, por exemplo. “Nessa faixa etária é importante as atividades educativas e preventivas com ações como ‘Se beber não dirija’ ou ‘Use o cinto de segurança’, e a educação e respeito no trânsito, especialmente os motociclistas, talvez com mais importância que um exame preventivo do coração, por exemplo, nesta faixa etária”, enfatizou.

A partir quarta década de vida, segundo o médico, emergem as causas de mortes por doenças cardiovasculares em homens, causadas e agravadas pelos fatores de risco como sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão e tabagismo. “Nessa faixa etária, então, é recomendável o início da realização de exames periódicos como a checagem dos níveis de pressão arterial, avaliação dos índices de glicose e colesterol no sangue, além de cuidados como hábitos de alimentação saudável, combate ao tabagismo, e a prática de atividades físicas regularmente, essenciais em todas as idades”, comentou. Depois dos 50 anos, as neoplasias malignas (câncer) ganham importância como causa de mortalidade dos homens, principalmente o câncer de próstata, assim como pulmão, estômago e intestino. “São 61 mil casos novos de câncer de próstata por ano, ou seja, 1 em cada 7 homens estão sob risco de desenvolver câncer de próstata, e isso significa que a cada 8 minutos um homem descobre a doença no Brasil, que é responsável por 28% de todos os tipos de câncer; daí a importância de que todo homem a partir dos 50 anos, e a partir dos 45 anos para aqueles com história familiar de câncer, busquem atendimento médico para realizarem os exames necessários”, enfatizou.

Na visão de Zeni, combater a obesidade e o sedentarismo tendo hábitos saudáveis, cuidando da alimentação e praticando atividades físicas regularmente, além da busca periódica por serviços de saúde, são importantes, pois são os principais fatores de risco para desenvolvimento dos cânceres e doenças cardiovasculares. “A medicina apresenta sim avanços e soluções para quase todos os problemas, mas estes avanços estão disponíveis apenas para aqueles que buscam pelo auxílio que temos a oferecer. Quanto mais precoce o diagnóstico do problema, maiores as chances de cura”, enfatizou.

Capacitação

A “Saúde do homem e dores crônicas”. Esses foram os temas de palestra que aconteceu na quarta-feira (08) em Chapecó no auditório da Prefeitura Municipal e foi direcionada para médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde. Mensalmente os profissionais participam de palestras e treinamentos visando melhorar o atendimento e qualificar os serviços oferecidos aos chapecoenses. Os palestrantes foram: os Urologistas Vinicius Rubin e Marcelo Zeni e também os Reumatologistas Glenio Gutjahr e Andre Bortoluzzi. Em dezembro a capacitação será no dia 13, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes com o tema Sífilis. Será direcionado para médicos, enfermeiros e dentistas.