Escolas municipais de Chapecó participarão das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática

Reforçando o compromisso da Rede Municipal de Educação com o ensino e a aprendizagem dos alunos, as escolas municipais confirmaram sua participação na 7º edição da Olímpiada de Língua Portuguesa e da 16ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP.

A participação nestes projetos visa o incentivo pelo estudo destes componentes, a inclusão dos alunos e o desenvolvimento da educação integral, pois envolve toda a comunidade escolar na divulgação e na preparação para estes momentos.

Para a Diretora Pedagógica da Seduc, Márcia Wurzius, “eventos como estes, valorizam o excelente trabalho desenvolvido pelas instituições educativas e seu corpo docente em um ano de muitos desafios e transformações”.

Em 2021, a Olimpíada de Língua Portuguesa mudou seu formato e os professores produzirão relatos de práticas a partir do trabalho com os gêneros textuais nas salas de aula do 5º ao 9º ano, com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita.

A primeira fase da 16ª OBMEP acontecerá conforme cronograma da escola, em datas específicas no período de 05 de julho a 16 de julho, por meio de avaliações com vinte questões objetivas disponibilizadas de forma impressa e/ou on-line para alunos do 6º ao 9º ano.

Os articuladores de Língua Portuguesa e Matemática, Cintia Marangoni Menezes e Guilherme Guterres Vogt ratificam a importância desta iniciativa:

“As instituições educativas juntamente com os professores vêm realizando um trabalho de excelência apesar de todas as adversidades enfrentadas neste contexto pandêmico. A iniciativa em participar de concursos nacionais, mostra o comprometimento da rede com o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos. Neste sentido, convidamos toda a comunidade escolar a participar destes momentos.”

De acordo com a Secretária de educação, Astrit Tozzo, “É fundamental a participação de todos na realização das Olimpíadas nas escolas, pois este trabalho colabora de forma significativa para a aprendizagem dos alunos em prol do protagonismo, autoria e criatividade”